DOM JOSÉ GISLON, OFMCap, por Mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica Bispo Diocesano de Caxias do Sul, considerando a saída da região Macroserra do regime de alerta no Sistema 3As do Governo do Estado, na última semana, diante da redução dos casos de contaminação e de internações; e considerando a flexibilização nos protocolos, apresentada pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e adotada pelos municípios que compõem a Macroserra,
DECRETA
as seguintes medidas, para as Paróquias, Comunidades, Pastorais e Movimentos Eclesiais no âmbito da Diocese de Caxias do Sul, salvo disposições em contrário nos decretos municipais:
1) Missas, cultos e demais celebrações poderão ser realizadas com ocupação máxima de 50% de assentos, cadeiras ou similares. Ocupação intercalada dos assentos, respeitando distanciamento mínimo de 1m entre pessoas e/ou grupos de coabitantes.
2) Os Sacramentos do Batismo e Matrimônio podem ser celebrados seguindo os mesmos protocolos.
3) As celebrações de Exéquias sejam retomadas conforme o costume local, respeitando os protocolos específicos.
4) Todas as atividades pastorais poderão ser retomadas de forma presencial, tais como a catequese, grupos de jovens, grupos de oração, encontros de pastorais e movimentos, circulação das Capelinhas de Nossa Senhora, etc.
Cada pároco, ouvindo as suas lideranças, terá autonomia para organizar essa retomada de atividades, tendo presente a realidade de sua paróquia e da região pastoral, observando-se, em todos os casos, os protocolos sanitários gerais obrigatórios.
5) As atividades esportivas nos ginásios, quadras, canchas de esportes e campos abertos de propriedade das paróquias e comunidades poderão ser retomadas, bem como atividades de lazer, recreação, etc. nos salões paroquiais e comunitários da Diocese, observando-se os protocolos específicos para cada atividade, emitidos pelo poder público municipal. Para a realização de outros eventos presenciais nos salões paroquiais e comunitários é necessária prévia comunicação e autorização dos órgãos competentes no âmbito de cada município.
O presente decreto diocesano entra vigor no dia 01 de agosto do corrente ano.
Pela intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio, Mãe, Rainha e Padroeira de nossa Diocese, invoco sobre todos as bênçãos divinas de saúde e paz.
Dado e passado em nossa Cúria Diocesana, sob o sinal do nosso selo.
Caxias do Sul, 26 de julho de 2021.
Dom José Gislon, OFMCap
Bispo Diocesano de Caxias do Sul
Pe. Eleandro Teles
Chanceler do Bispado
Fonte: Diocese de Caxias do Sul
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento