Na coletiva de imprensa que reuniu comunicadores, padres, religiosos, o bispo diocesano e entrevistados, aconteceu o pré-lançamento do primeiro episódio: “Da Itália à Nova Pátria, a fé dos imigrantes”
Com a memória nas raízes, os pés no presente e o olhar no horizonte, Diocese de Caxias do Sul lança a série documental dos 90 anos e a revista comemorativa das nove décadas de história. A ação aconteceu durante coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira, 05 de setembro, no Espaço Mater Dei, junto à Catedral Diocesana.
A Diocese de Caxias do Sul foi criada pela bula Quae Spirituali Christifidelium, do Papa Pio XI, em 08 de setembro de 1934, desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre. Segundo o decreto Christus Dominus, do Papa São Paulo VI, publicado em 1965, a “Diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, una, santa, católica e apostólica”.
No início do encontro, o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, que é mestre em História da Igreja, fez uma abordagem sobre a caminhada histórica da Diocese e os seus cinco anos à frente da Igreja na região. “Penso que é muito importante fazermos essa recordação histórica. E aqui faço memória de tanta gente que construiu e ainda constrói o dia a dia das nossas 983 comunidades. Louvemos e agradeçamos a Deus por todo o bem realizado”.
Depois, o vigário geral e coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, falou sobre os passos que a Diocese está realizando nas diferentes perspectivas da vida eclesial. “Essa jovem senhora de 90 anos tem uma rica história. E caminhando com toda a Igreja estamos nos preparando para lançar, também no dia dos 90 anos, o projeto do novo Plano Diocesano de Pastoral, para podermos planejar, pensar, executar, acompanhar e avaliar, juntos as nossas ações”.
Padre Leonardo convidou para a celebração dos 90 anos, que será no próximo domingo, 08 de setembro. A programação terá início às 16h, com o Terço dos Homens, seguindo às 18h30min com o lançamento oficial da série documental da história da Diocese, concluindo com a Missa presidida por Dom José Gislon às 19h. A Missa das 19h também contará com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Caravaggio, há 65 anos declarada padroeira da Diocese.
Na sequência, padre Leonardo apresentou a revista comemorativa aos 90 anos da Diocese. A obra, de 20 páginas, é uma iniciativa da Coordenação Diocesana de Pastoral que será lançada oficialmente na Missa dos 90 anos, no domingo, e reúne artigos, a história que permeou a criação da Diocese e a linha do tempo da vida pastoral desta Igreja. Foram impressos 3 mil exemplares, que serão distribuídos aos fiéis, às paróquias e comunidades.
Por fim, o assessor de comunicação da Diocese, jornalista Felipe Padilha, também responsável por produzir e dirigir a série documental intitulada “Diocese de Caxias do Sul: 90 anos de comunhão, participação e missão”, apresentou a organização e todo o trabalho realizado em equipe. Além disso, ele abordou as temáticas dos nove episódios, que serão veiculados conforme as datas abaixo.
Feita a apresentação no evento que reuniu comunicadores, padres, religiosos, convidados e entrevistados, aconteceu o pré-lançamento do primeiro episódio: “Da Itália à Nova Pátria, a fé dos imigrantes”. A filmagem foi apresentada na tela e, ao mesmo tempo, disponibilizada nas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul. O episódio pode ser acessado em: https://youtu.be/91W1K4WuQYA?si=k5G66nEHnf46Ivsm
- 05 de setembro: Ep. 01 – Da Itália à Nova Pátria, a fé dos imigrantes
- 08 de setembro: Ep. 02 – 90 anos: como tudo começou…
- 25 de setembro: Ep. 03 – Pastores segundo o coração de Deus
- 12 de outubro: Ep. 04 – Vocações para formar Igreja e sociedade
- 23 de outubro: Ep. 05 – Educar, conectar e comunicar
- 06 de novembro: Ep. 06 – Mãos que evangelizam também cuidam
- 20 de novembro: Ep. 07 – Mãos que cuidam e promovem a vida
- 04 de dezembro: Ep. 08 – Arte e cultura como expressão de fé
- 18 de dezembro: Ep. 09 – 90 anos, e agora? Comunhão, participação e missão
A Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul, está caminhando em comunhão com toda a Igreja. E, a partir do pedido do Papa Francisco de não esquecer quem nos transmitiu a fé, o subgrupo responsável pela produção pensou em celebrar os 90 anos da Diocese com uma série documental em vídeo, que recolhesse a história e as memórias de tanta gente que construiu essas nove décadas.
E assim se fez: em outubro de 2023, a Pascom reuniu pessoas de diversas áreas do conhecimento, ex-padres, historiadores, padres e fiéis leigos para que ajudassem o grupo a pensar na produção audiovisual. E esse grupo pensou, sugeriu, ponderou e pontuou. Para operacionalizar as gravações e edições, a Diocese contratou a Finis Comunicação. Foram realizadas mais de 30 entrevistas ao longo do mês de julho de 2024, em diversos locais e com diversas perspectivas da importância da Igreja: a visão acadêmica, a abordagem pastoral e os testemunhos.
Numa dessas reuniões da equipe foi recordada a existência de filmes antigos, em rolo, guardados no Museu Diocesano Dom José Barea. Assim, com a colaboração do Instituto Memória Histórica e Cultural da Universidade de Caxias do Sul (IMHC-UCS), foram digitalizadas as películas e descobertas preciosidades. Que preciosidades são essas? Só uma para despertar curiosidade: a gravação do Congresso Eucarístico Diocesano de 1948, que o IMHC data como o segundo filme mais antigo da cidade.
Fazem parte desta comissão que pensou esta série documental dos 90 anos:
- Pe. Álvaro Pinzetta
- Angélica Stefanski
- Anthony Beux Tessari
- Daniel Schüur
- Felipe Padilha
- Ivo Adamatti
- Pe. Kleiton Pena
- Rosalina Cassol Schvarstzhaupt
- Rudinei Zorzo
Ao final da coletiva de imprensa, o mestre em História da Igreja, cujo campo de pesquisa é a História da Diocese, padre Álvaro Luiz Pinzetta, fez uma breve recordação histórica dos fatos que antecederam a criação da Diocese de Caxias, em 08 de setembro de 1934. Logo depois, todos puderam confraternizar num coffee break oferecido pela Panificadora Rio Branco.
Fonte: Felipe Michelon Padilha | Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor