Gilnei Fior (PMDB) foi o 5º aspirante a prefeito da região a ser entrevistado no programa ‘Café com o Candidato’, na Rádio Difusora 890 AM. Dentro do projeto ‘Eleições 2016’, a emissora vem fazendo uma série de sabatinas, ao vivo, direto do Hotel Vinocap, no centro de Bento Gonçalves. Em dois blocos de 20 minutos cada, o programa abordou temas como Saúde, Educação, Infraestrutura e Segurança. O peemedebista quer administrar o município de Santa Tereza nos próximos quatro anos. Quando indagado sobre porque se candidatou, Fior lembrou que tem 16 anos de vida pública.
MAIS MORADIAS – “Consegui conversar com cada um dos moradores de Santa Tereza e tenho a certeza de que vamos colocar em prática propostas claras e não, críticas, ouvindo a todos”, resumiu. “Não tenho vergonha de dizer que sou uma pessoa humilde e simples, um agricultor”, completou o candidato.
Sobre Desenvolvimento, Gilnei Fior explica que a intensão é dar continuidade a projetos de incentivo na área da agricultura familiar. “Queremos dar condições aos moradores de Santa Tereza a fazer o mesmo que muitas empresas que começaram em um porão e hoje, são grandes”, exemplificou.
Que políticas públicas o senhor pretende colocar em prática na área da Agricultura, caso seja eleito? “Aumentar o apoio aos aviários e estufas, além de diversificar nossa economia e incentivar a criação de novas agroindústrias. Também queremos melhorar a telefonia rural, a energia elétrica e criar um programa de internet para o interior. Pretendemos também fazer alargamento das estradas”, propôs.
Na área da Habitação, o candidato quer construir um novo loteamento no município. “A Administração Municipal já adquiriu um terreno para este fim e pretendemos dar continuidade ao projeto para aumentar a oferta de moradias.”
HISTÓRIA – Em novembro de 2010, Santa Tereza foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Gilnei Fior acredita que na área do Turismo, há necessidade da contratação de um profissional. “Para avançarmos nestas questões e pela preservação de nossa história, este profissional precisará conhecer muito bem como se administra e mantém o patrimônio.”
De acordo com estimativa do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Tereza tem 1781 habitantes, sendo 1662 eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Até 31 de agosto, o programa ‘Café com o Candidato’ vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 7 da manhã. As entrevistas são realizadas com aqueles que pretendem administrar os municípios da 8ª Zona Eleitoral (8ª ZE): Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Pinto Bandeira e Bento Gonçalves.
A produção e apresentação é de Felipe Machado.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves