Diálogos Eleitorais encerra ciclo no plenário do TRE-RS

O evento visou esclarecer os radiodifusores e os profissionais de rádio e televisão sobre a legislação eleitoral

Na tarde desta quinta-feira (8), aconteceu o último evento da série Seminário Diálogos Eleitorais: Eleições 2024. O encontro foi realizado no plenário do TRE-RS, em Porto Alegre, e contou com a presença de autoridades e profissionais da imprensa.

O evento, que tem como objetivo esclarecer os radiodifusores e os profissionais das emissoras de rádio e televisão sobre a legislação eleitoral, é uma parceria do TRE-RS com a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT).

O presidente da AGERT e do Sindirádio, Roberto Cervo Melão agradeceu a duradoura parceria com o TRE-RS que, desde 1996, realiza eventos com o propósito de levar aos profissionais da imprensa os esclarecimentos sobre as regras eleitorais. Como forma de gratidão, todos os integrantes do regional gaúcho que estiveram nos eventos realizados no interior do estado, foram agraciados com lembranças em nome da AGERT.

Na abertura do Seminário Diálogos Eleitorais: Eleições 2024, o presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, registrou a satisfação da Justiça Eleitoral gaúcha por encerrar, com total êxito, o ciclo de palestras, que percorreu o interior do estado, com o objetivo de esclarecer os profissionais da imprensa sobre a legislação eleitoral. “A nossa missão nesta interlocução foi atingida na sua plenitude”, afirmou o magistrado que, também salientou a confiança que nutre pela imprensa tradicional, que sempre faz a checagem das informações antes de transmiti-las, ato que contribui com o combate à desinformação, pois faz com que “chegue a verdade na mente dos eleitores”.

A primeira palestra da tarde teve como tema “Enfrentamento à fraude à cota de gênero, no âmbito da Justiça Eleitoral do Rio Grande Do Sul”, proferido pela ouvidora do TRE-RS, desembargadora eleitoral Patrícia da Silveira Oliveira. Na ocasião, a palestrante lembrou que, desde o início do mês passado foi instituído o “Comitê de enfrentamento à fraude à cota de gênero, no âmbito da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul”, cujo a presidente é a desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak. No mesmo painel, a assessora técnica dos desembargadores eleitorais, Marília Piantá, complementou o tema, falando sobre a “Participação feminina na política”.

O palestrante seguinte foi o secretário judiciário, Rogério de Vargas que apresentou o painel “Pode x Não Pode: na programação normal de rádio e TV, no período eleitoral”. Neste mesmo tema, a vice-presidente jurídica da AGERT, Débora Dalcin, transmitiu as orientações da Associação sobre a Propaganda Eleitoral Gratuita no rádio e na TV.

O próximo a falar foi o servidor do TRE-RS, Dione de Almeira, lotado na COEJE, que apresentou o painel: “Inteligência Artificial e o combate à desinformação, através da educação midiática e informacional”. E, por fim, o chefe da seção de orientação e suporte em tecnologia, Luís Fernando Schauren, falou sobre “Urnas Eletrônicas e Segurança no Processo Eleitoral”.

Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Giovana Ramisch
Revisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira

error: Conteúdo Protegido