Desde fevereiro, a rede pública municipal de ensino de Bento Gonçalves vive uma nova perspectiva pedagógica. A partir de estudos e pesquisas, a Secretaria de Educação optou e implementou o SET Brasil, material adquirido para servir de apoio às escolas e atender as defasagens do período pós-pandêmico e auxiliar no processo de ensino.
Para melhor conhecer o material, equipes diretivas, professores e Círculos de Pais e Mestres e Conselhos Escolares participaram de formações sobre a metodologia que está sendo aplicada em sala de aula. E agora os 45 educandários estão recebendo a visita da assistência pedagógica de coordenadores pedagógicos da Editora Moderna.
É a primeira visita às escolas desde a entrega do material visando acompanhar, orientar e realizar uma avaliação diagnóstica para saber quais as demandas das equipes diretivas e professores tem neste momento. Neste contexto, estão sendo tratados assuntos de como o material foi aceito pela equipe, como a mesma está lidando com este novo material, bem como os alunos. Assim, será feito um relatório sobre os pontos positivos e pontos que precisam ser melhorados.
A assessora pedagógica, Luciene Maldonado ressalta que o período pandêmico trouxe “uma janela de dois anos. Uns chamam de defasagem escolar, mas prefiro entender que é uma paralisação. Até retomar essa demanda toda didático-pedagógica vai levar um tempo. Até mesmo porque teve algumas turmas, anos, que foram mais prejudicadas que as outras. Por exemplo, a criança que está entrando o terceiro ano, teve o primeiro e o segundo de forma diferente. É uma janela que trouxe essa realidade. E o livro didático se torna um alicerce, com outras ferramentas de apoio pedagógico”.
Para a diretora da EMEF Vânia Medeiros Mincarone, Tânia Marin Da Cunha, a assistência veio em boa hora. “Os professores e alunos já estão conhecendo o material e agora é a hora de aprofundar e tirar as dúvidas. Essa reunião é muito importante porque podemos colocar as dificuldades que estão acontecendo e propor sugestões para os pontos que precisam ser melhorados”.
Para a assessora pedagógica da Editora Moderna, Rosemere Bard “é necessário verificar e acompanhar o processo de implantação para que possa reverberar em ações como mais formações e apoio ao município, aos professores e escolas. No sentido de informação mesmo para que eles possam cada vez mais fazer a efetividade da implementação do SET Brasil”.
Ainda ela ressalta que cada escola tem a sua realidade. “Também estamos aqui para ouvir e colher da equipe diretiva e professores como está sendo esta implantação no cotidiano escolar. É uma ação de conhecer a realidade de cada escola, de cada comunidade para a gente possa dar um suporte melhor. Por meio disso pode-se propor sugestões didático-pedagógicas de acordo com as necessidades de cada educandário”.
A secretária de Educação, Adriane Zorzi, coloca que “é muito importante esta etapa do processo de implantação do SET Brasil, para conhecer a utilização in loco, avaliar como está o trabalho e orientar as demandas da escola. Este passo ocorre após todos os profissionais da escola participarem de momentos de estudo e formação para utilização eficaz do material. É muito importante este acompanhamento pedagógico para que o material e possa ser avaliado e atualizadas todas as possibilidades de utilização”, finaliza.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves