O Dia Mundial de Ação de Graças, ou Thanksgiving Day, em inglês, foi celebrado nesta quinta-feira, dia 22, na Casa das Artes, em Bento Gonçalves e reuniu jovens, crianças de escolas do município além de religiosos, autoridades e representantes de entidades.
Para o coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE), Leonir Olimpio Razador, esse é um dia de agradecimento, em que além de expressar gratidão a Deus, as pessoas demonstram gratidão entre elas por tudo de bom que receberam ao longo do ano.
“Nós estamos vivendo um momento especial, celebrando, agradecendo a Deus pela vida que nós temos. Acreditamos que esses momentos permitem que nós continuemos na caminhada, vejamos o mundo de uma forma diferente e tenhamos uma ação. É um momento de agradecer por tudo que temos, não apenas pedir, mas agradecer principalmente”, disse.
O Dia de Ação de Graças é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e também do Canadá, juntamente com o Natal e o Réveillon. Segundo o coordenador da seccional Bento do Conselho de Ensino Religioso (Coner), padre Vitor Cittolin, a data já é tradicionalmente celebrada na cidade com as escolas.
” Este dia é comemorado de diferentes formas e maneiras pelo mundo e nós aqui em Bento Gonçalves, há alguns anos temos esse tradicional evento de reunirmos algumas turmas de algumas escolas para um momento de apresentações, de reflexão. É um momento para garantir que os estudantes tenham liberdade religiosa, respeito com a religião e garantir também que nas escolas haja ensino religioso com qualidade, não o ensino de determinada religião, mas o estudo e a compreensão da cultura religiosa na humanidade”, explica.
O coordenador estadual do Coner, Eliesér Moraes, destacou a importância da data para reunir as diferentes tradições religiosas em prol do agradecimento a Deus.
“O Coner tem exatamente essa função, reunir as diferentes religiões e juntos celebrarmos para agradecer a Deus, com as igrejas, com as escolas, com as crianças e com os adolescentes, que são a esperança do nosso país, a esperança da nossa cidade, da nossa nação. Nós temos que ser gratos. Essa união é para juntos fazermos o melhor para nossa sociedade”.
No início, a comemoração era feita no outono. Isso aconteceu em 1621, quando as pessoas organizaram uma festa para celebrar a colheita produtiva após terem tido um inverno bastante rigoroso. Desde então, todos os anos havia festa para agradecer as boas colheitas.
Em 1863, o presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln decretou oficialmente que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia de Ação de Graças.
A data foi instituída no Brasil pela Lei n.º 781, de 17 de agosto de 1949. No entanto, nem todos comemoram o Dia de Ação de Graças no país. Essa comemoração fica a cargo de algumas igrejas e de famílias.
A manhã de atividades em Bento Gonçalves finalizou com as apresentações musicais dos seguintes educandários: EEEM Mestre Santa Bárbara, EMI Espaço dos Sonhos, EEEF José Farina, EMEF Fenavinho, EEEF Angel Chiamolera, Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles, EMEF Professor Agostino Brun e EEEF Anselmo Luigi PIcolli.
O evento é uma realização do Conselho de Ensino Religioso do Estado do Rio Grande do Sul – Bento Gonçalves, Secretaria Municipal de Educação e 16ª Coordenadoria Regional de Educação.
Texto: Airton Ferreira
(Fotos: Airton Ferreira e Assessoria de Comunicação Social da prefeitura de Bento Gonçalves)
Secretaria de segurança de Bento divulga relatório de ações do mês de outubro
PRF PRENDE HOMEM COM QUASE 300 QUILOS DE CARNE DE CAPIVARA, EM SANT’ANA DO LIVRAMENTO
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS, EM SAPIRANGA