Dia Livre de Impostos ganha adesão da Assembleia Legislativa

CDL Jovem, vinculada à Federação Varejista do RS, coordena as ações no Rio Grande do Sul para o dia 29 de maio

Marcado para ocorrer dia 29 de maio em todo o Brasil, o Dia Livre de Impostos deste ano, organizado no Rio Grande do Sul pela CDL Jovem, alcança um novo patamar em sua mobilização para conscientizar sobre a alta carga tributária brasileira. A ação nacional será tema de um grande expediente especial na Assembleia Legislativa, no dia 14 de maio, às 14h15, o Plenário 20 de Setembro.

A adesão do Parlamento à iniciativa é vista como uma vitória dentro do movimento lojista, uma vez que coloca o tema no centro das discussões da sociedade. “Todos sabem que a alta tributação onera a nossa vida, mas isso requer uma constante movimentação nossa para que essa temática esteja mais presente nos debates para tornar o sistema de arrecadação mais justo, trazendo mais competitividade e justiça social. Só conseguimos isso através da política, e as relações que estamos construindo com os poderes públicos nos leva a acreditar que, sim, juntos por um propósito, é possível mudar”, destaca o presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner.

O ato na Assembleia foi proposto pelo deputado Felipe Camozzato, com apoio de outros parlamentares. É nesse sentido o alerta feito pelo diretor da CDL Jovem, Lucas Magnani. “Queremos mostrar como a alta carga tributária impacta no poder aquisitivo, já que eleva o preço de produtos e serviços, afetando o poder de compra do consumidor. Ele acaba sendo penalizado, deixando de adquirir algo muitas vezes sem saber que isso se deve aos altos impostos embutidos no produto que deseja comprar”, destaca.

Por isso, a forma de comunicar isso aos consumidores, destacando também o papel educativo do Dia Livre sem Impostos, ocorre na prática, com os lojistas aderentes à proposta comercializando seus produtos com uma porcentagem dos impostos suprimida – são os lojistas que assumem a taxa, enquanto os clientes desfrutam de produtos com desconto. No Rio Grande do Sul, o trabalho da CDL Jovem e da Federação Varejista já garantiram a participação de estabelecimentos comerciais pelo menos 12 cidades, entre postos de combustíveis, mercados e lojas em geral.

Estabelecimentos podem se cadastrar

Mas todo comerciante que se identificar com a causa do Dia Livre sem Impostos pode participar da ação.  Para isso, basta cadastar a oferta no portal www.dialivredeimpostos.org.br e seguir as orientações. “Cada lojista pode definir suas estratégias. Ele pode escolher determinado item ou quantos achar conveniente, assim como pode ofertar produtos com desconto por um determinado período”, pondera Magnani.

A participação é aberta tanto para lojas online quanto para lojas físicas, e os descontos precisam ser equivalentes às taxas de tributação dos respectivos segmentos. É no portal, também, que os consumidores poderão conferir as empresas participantes da proposta e saber a diferença dos valores de produtos com e sem impostos. O Dia Livre sem Impostos foi criado em 2003 através da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), por meio da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), como uma forma de chamar a atenção sobre os valores dos impostos e de governantes. “Vamos aproveitar que o assunto estará na pauta da Assembleia e pedir o apoio dos parlamentares para o nosso propósito, para que estejam conosco nessa luta”, diz Magnani. O movimento iniciou por Belo Horizonte e hoje está espalhado por todo o Brasil, envolvendo cerca de 80 mil estabelecimentos.

Serviço:

O que: Grande Expediente na ALRS: Dia Livre de Impostos em pauta!

Quando: 14 de maio, às 14h15

Onde: Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa do RS.

Pauta: Dia Livre de Impostos 2025 — uma mobilização nacional que levanta o debate sobre a alta carga tributária no Brasil e seus impactos no varejo e no bolso do consumidor.

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Arquivo

error: Conteúdo Protegido