Este ano o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual de Cultura, decretou o dia 17 de agosto como o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. No âmbito federal, a mesma data se comemora desde 1998. Tal iniciativa se baseia no fato de que a data de 17 de agosto de 1898 marca o nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, órgão criado em 1937 para valorizar, promover e preservar o patrimônio cultural brasileiro.
O Estado do Rio Grande do Sul, que apresenta uma grande diversidade cultural, tem desenvolvido ações de proteção do seu patrimônio cultural desde o ano de 1954, quando foi oficialmente criada a Divisão de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE.
A oficialização do Dia do Patrimônio, no âmbito estadual, é uma iniciativa de grande importância e representatividade e que demonstra o papel fundamental da cultura na formação de um Estado onde a cultura é um forte instrumento de desenvolvimento social e econômico. Sendo assim, o Museu do Imigrante elaborou uma programação para a data:
Atividade 1
Oficina de Educação Patrimônio – Arqueólogo por um dia: escavação simulada
Dia: 13 de agosto
Horário: 08h30 às 11h30 – 13h30 às 16h30
Local: Fundação Casa das Artes / Museu do Imigrante
Ministrante: Arqueólogo Dr. Sérgio Celio Klamt
A oficina contará com duas etapas, na primeira será realizada uma conversa com arqueólogo sobre Pré-história do RS e região de Bento Gonçalves. Na segunda etapa, ocorrerá a atividade prática com escavação simulada. A atividade será oferecida para estudantes do 4º ano do ensino fundamental e integra a programação da Semana do Dia Estadual do Patrimônio organizada pelo Museu do Imigrante.
Atividade 2
Café com Memórias – Histórias da Igreja Metodista em Bento Gonçalves
Dia: 17 de agosto
Horário: 09h30-12h00
Local: Fundação Casa das Artes/ Museu do Imigrante
A décima edição do Café com Memória será realizada no dia 17 de agosto e terá como temática a trajetória histórica da Igreja Metodista em Bento Gonçalves. Segunda congregação metodista do Rio Grande do Sul, em 1887, a Igreja de Bento Gonçalves fixa, no berço da colônia italiana, o primeiro templo metodista em terras gaúchas, em 1889.
Vania Kratz e Vicente Martins Dalla Chiesa serão os convidados para compartilhar aspectos sociais e histórias sobre a Igreja Metodista. A atividade é organizada pelo Museu do Imigrante em parceria com a Associação Museu do Imigrante, aberta ao pública e gratuita. A ação integra a programação da Semana do Dia Estadual do Patrimônio organizada pelo Museu do Imigrante. Mais informações pelo telefone (54) 3451-1773 ou pelo e-mail: museudoimigrante@bentogoncalves.rs.gov.br
Fonte: Secretaria de Cultura da Prefeitura de Bento
Foto: Arquivo Rádio Difusora
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família