O Dia Estadual do Patrimônio Cultural tem promovido, diversas reflexões acerca da importância da valorização do patrimônio cultural regional, especialmente no reconhecimento da riqueza da diversidade cultural do Rio Grande do Sul. As comemorações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural fazem referência ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto.
Dessa forma, o Museu do Imigrante irá disponibilizar alguns documentos manuscritos da Igreja Metodista, e para considerar os acervos imateriais, será divulgado o vídeo com trechos da última edição do Café com Memória em Tuiuty. Além disso, a equipe disponibilizará um Roteiro Virtual Cultural sobre o distrito, elaborado através do Google maps, que possibilita aos públicos conhecer a região através da marcação de pontos de referência histórica do local.
No próximo sábado (20), o Museu estenderá seu horário de visitação até às 22 horas, para proporcionar acesso a outros públicos não contemplados nos horários oficiais da instituição.
“Todos os anos a equipe do Museu do Imigrante promove atividades de sensibilização e de educação patrimonial, promovendo a preservação, a proteção, a valorização e a salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial. Neste ano as ações envolvem a busca por aproximar a comunidade desse patrimônio da cidade”, destaca o secretário Evandro Soares.
Confira a programação:
Dia 20 de agosto
Acervos em movimento — Atividade que integra o Programa de Acervos do Museu do Imigrante com o objetivo de comunicar, disponibilizar e democratizar o acesso às informações históricas das diferentes coleções da instituição. A primeira atividade consiste na divulgação do audiovisual da última edição do Café com Memória com o tema “Histórias e Memórias de Tuiuty”. A publicação ocorrerá no dia 20 de agosto a partir das 13h30 no canal de YouTube da instituição.
Museu de portas abertas — Visando ampliar o acesso da comunidade ao Museu do Imigrante a visita será estendida até às 22h.
Dia 21 de agosto
A segunda atividade, diz respeito à digitalização e disponibilização de uma parte da coleção da Igreja Metodista de Bento Gonçalves, especialmente, os registros de nascimentos, óbitos e casamentos ocorridos na região. Os documentos serão publicados, no dia 21 de agosto, a partir das 13h30, na plataforma digital Tainacan do Museu.
Roteiro virtual cultural — Dando continuidade ao Programa Laços Patrimoniais, a equipe da instituição disponibilizará mais um roteiro virtual cultural, agora, sobre o distrito de Tuiuty. A ideia é proporcionar uma visita virtual ao distrito por meio de um mapeamento realizado através do Google maps, com a identificação de algumas edificações históricas e seus valores culturais. O visitante poderá deixar comentários e incluir fotos, criando um espaço de trocas e diálogo com a comunidade. O link será comunicado nas redes sociais da instituição, no dia 21 de agosto, a partir das 09h.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves