Pesquisa da CDL-BG mostra otimismo dos lojistas locais para uma das datas mais importantes do segundo semestre do ano
O calendário do segundo semestre vem repleto de datas comemorativas que, para o comércio, costumam aquecer os negócios. Uma dessas datas-chave para o varejo é o Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (13): de acordo com um levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves, os lojistas locais projetam crescimento de, em média, 10% nas vendas, em relação ao ano passado.
Essa perspectiva acompanha a projeção nacional. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data deve ter volume de vendas de R$ 7,67 bilhões. Isso representa crescimento de 2,2% em relação à 2022. Já a pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) e realizada pelo Instituto Datafolha mostrou que os brasileiros e as brasileiras devem desembolsar, de ticket médio, R$ 176 pelos presentes, sendo que a maioria prefere realizar compras em lojas físicas (71%).
Esse último dado reforça a importância do varejo local para os consumidores e para a economia da cidade. “Percebemos o protagonismo das lojas físicas na preferência do consumidor, não apenas em datas comemorativas. A projeção otimista se dá pela confiança que o comércio local vem recebendo dos consumidores locais devido ao excelente mix de produtos ofertados e pela excelência no atendimento prestado”, avalia o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.
Quarta data mais importante para o comércio, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças, respectivamente, o Dia dos Pais é visto com bons olhos pela Catera Esportes. A loja localizada no Centro de Bento Gonçalves tem no público adulto masculino seu principal carro-chefe, e na data o segundo maior pico de movimento no ano. “Estamos apostando em 10% de aumento neste Dia dos Pais por ser uma data que, tradicionalmente, é bastante relevante para nós, pois nossos produtos têm foco no público masculino”, relata a gerente Lenice Dal Mas. Para fomentar as vendas, o estabelecimento investe em promoções, como descontos de 20% em peças selecionadas (abrigos, jaquetas e moletons).
O mesmo percentual de aumento é esperado pela Vízia Ótica. “Um dos motivos para essa expectativa é que esse vem sendo um inverno mais quente e ensolarado do que estamos acostumados, e isso motiva a venda de óculos de sol, além de fazer as pessoas irem para a rua procurar presentes presencialmente”, considera a gerente da loja na rua Marechal Deodoro, Jesica Parenti. A loja destaca como itens de alta procura nesse ano o smartwatch da marca Technos, que sincroniza com o celular e tem funções para ajudar na rotina, e o Ray-Ban Reverse, com solares que tem uma curvatura na lente.
Já a loja Cantinho da Sil investe em itens com valores diversificados para também concretizar os 10% de aumento almejados na data. “Temos camisetas de diversos tamanhos por R$ 30 e caixinhas de som por R$ 20. Dois produtos em oferta para incentivar ainda as vendas nessa data importante para o comércio”, conta a proprietária, Silvane Trentin Rigon. A loja também se prepara, com aposta no aquecimento das vendas, para a participação no Armazém das Pontas desse ano – ponta de estoque organizada pela CDL-BG que ocorre no final de semana seguinte ao Dia dos Pais, nos dias 18, 19 e 20 de agosto, no salão comunitário do bairro Maria Goretti.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Exata Comunicação, Alessandro Manzoni
Governo: ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano
VI Encontro Municipal de Coros ocorre no dia 28 de junho, na Fundação Casa das Artes, em Bento
Prefeitura de Santa Tereza segue monitorando situação do Rio Taquari