De maneira inédita, o lançamento oficial da programação do Dia do Vinho 2017, que se estende por três regiões do Brasil, de 19 de maio a 4 de junho, ocupará o terroir histórico da Campanha Gaúcha. Santana do Livramento (RS), na fronteira com o Uruguai, foi o município escolhido como anfitrião para as comitivas que vão apresentar ao mercado, à imprensa e ao público em geral as mais de 200 atividades previstas em duas semanas para celebrar grandes momentos entre o Sul, o Sudeste e o Nordeste do país.
Representantes do poder público e de empreendimentos privados da própria Campanha Gaúcha e ainda de 10 municípios da região Uva e Vinho (Serra Gaúcha), do Vale Central Gaúcho, de Porto Alegre, do Roteiro de São Roque (SP) e do Vale do São Francisco (na divisa entre Bahia e Pernambuco) estarão reunidos a partir das 19h30min desta quarta-feira (3), no Hotel Jandaia (Rua Uruguai, 1.452).
“A escolha de Santana do Livramento para o lançamento da programação do Dia do Vinho 2017 é um reconhecimento de todo o setor ao crescimento contínuo e ao protagonismo cada vez maior dos vinhos da Campanha Gaúcha, uma região que já é um polo consolidado de produção vitivinícola, agora no mapa enoturístico do Brasil”, sublinha o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá.
Durante os mais de 15 dias de programação, três cadeias econômicas – vitivinícola, gastronômica e hoteleira – se movimentarão simultaneamente para oferecer atrativos especiais, descontos, promoções, jantares e almoços harmonizados, cursos de degustação, espetáculos artísticos e culturais e até eventos esportivos a visitantes e moradores de todas as regiões engajadas no Dia do Vinho.
“Se olharmos a distância entre o ponto onde será lançado, em Santana do Livramento, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, e o mais novo território participante da programação, o Vale do São Francisco, na fronteira entre Bahia e Pernambuco, o Dia do Vinho tem agora, além de duas semanas, mais de 3,8 mil quilômetros para ser aproveitado”, observa o presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, João Leidens.
Descubra o que e onde fazer
A programação completa do Dia do Vinho 2017 pode ser acessada no site diadovinho.com.br. O evento está nas redes sociais com os perfis facebook.com/diadovinho, instagram.com/diadovinho2017 e marcado com a hashtag #diadovinho2017.
Sobre o Dia do Vinho
O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS) e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski.
A edição 2017 tem o apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque (SP), Vinho VASF – Instituto do Vinho Vale do São Francisco, Associação dos Viticultores do Vale Central Gaúcho, Associação Vinhos da Campanha, Atuaserra, Aenotur, Phoenix Eventos e o patrocínio máster da empresa Verallia.
Fonte: Ibravin
Foto: Arquivo Rádio Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves