Hoje, dia 20 de julho, é comemorado no Brasil, Uruguai e na Argentina o ‘Dia do Amigo’. Uma data que visa comemorar e fortalecer o laço afetivo entre as pessoas. Mundialmente, no dia 30 de Julho, é celebrado o ‘Dia Internacional da Amizade’, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011.
A escolha da data foi impulsionada pelo médico paraguaio Ramón Artemio Bracho, fundador da ‘Cruzada Mundial da Amizade’, campanha que visava à difusão da cultura de paz ao realçar a importância da boa convivência entre os povos. Todo dia 30 de julho, o médico conclamava paraguaios a reunirem-se para realizar diversas atividades sociais e culturais, com o propósito de oferecer ajuda mútua, fortalecendo assim os valores da amizade.
Durante a sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada no dia 27 de abril de 2011, o ‘Dia da Amizade’ foi reconhecido como uma importante data, sobretudo para a divulgação da “Cultura de paz e não violência”. A Assembleia culminou na criação de um documento assinado pelos países participantes, entre eles o Brasil, no qual ficou reafirmado a relevância e a pertinência dos seguintes tópicos:
→ A importância da amizade como um valoroso e nobre sentimento na vida dos seres humanos ao redor do mundo;
→ A conscientização de que a amizade entre os povos, países e culturas, bem como as amizades individuais, pode inspirar na criação de pontes entre comunidades, celebrando assim a diversidade cultural;
→ A afirmação de que a amizade pode contribuir para os esforços da comunidade internacional, em conformidade com a Carta das Nações Unidas, para a promoção do diálogo entre as civilizações, da solidariedade, da compreensão mútua e da reconciliação;
→ A importância de envolver os jovens e futuros líderes em atividades comunitárias voltadas para a inclusão e o respeito entre as diferentes culturas, bem como para a promoção da compreensão internacional de acordo com a Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz.
A Canção da América, composta por Milton Nascimento e Fernando Brant, é considerada um hino à amizade. A canção traduz em versos aquele que é um dos mais belos sentimentos. É certo que a amizade deve ser celebrada todos os dias, mas hoje, em especial, dedicamos essa canção a todos os Amigos Ouvintes da Difusora reintegrando nosso compromisso com a comunidade e com o slogan da Rádio que faz Amigos. Feliz Dia do Amigo a todos!
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves