A Secretaria da Saúde (SMS) de Bento Gonçalves segue com a vacinação contra o sarampo para pessoas dos seis meses aos 59 anos. A imunização pode ser realizada nas unidades de saúde. As ações de intensificação vacinal contra o sarampo no Rio Grande do Sul ocorrem até 23 de setembro. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, promover a atualização da situação vacinal contra o sarampo em indivíduos não vacinados ou com vacinação incompleta e adotar a Dose Zero (0) para crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias. No dia 13 de setembro será realizado na Via Del Vino o dia D de vacinação.
O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa por gotículas e aerossol – 90% dos comunicantes suscetíveis são infectados quando em contato com o vírus.
Conforme a coordenadora do setor de imunizações Daiane Orio “a vacinação é a medida mais eficaz de prevenção, controle e eliminação do sarampo”.
Entre as complicações possíveis do sarampo estão infecções respiratórias graves, como pneumonia, otite (infecção ou inflamação no ouvido), doenças diarreicas e doenças neurológicas, que podem provocar sequelas como surdez, cegueira, retardo do crescimento e redução da capacidade mental. O sarampo também pode matar, principalmente crianças menores de dois anos e adultos jovens.
População alvo
A ação de intensificação vacinal será voltada aos indivíduos dos seis meses aos 59 anos de idade, que não tenham realizado, ou não comprovem, a imunização contra o sarampo, segundo o Calendário Nacional de Imunizações, e que residam em localidades de maior risco de reintrodução do vírus, totalizando 35 municípios.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde são considerados área de risco para reintrodução do vírus do sarampo no território gaúcho:
A) Regiões de Fronteira: áreas de deslocamento diário da população entre os países
B) Municípios da Serra Gaúcha: região com alto fluxo de turistas, principalmente no período do inverno
C) Capital: alta densidade populacional Serviço Ação de vacinação contra o Sarampo
Horário: das 7:30 às 11h e das 13h às 16:30
Local: nas Unidades de Saúde ( exceto Cohab, Barracão, Progresso e Unidades do interior ).
No Municipal, a imunização pode ser realizada nas terças e quartas-feiras.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Programação do Ruas de Lazer acontece no próximo domingo
Cooperativa Garibaldi arremata 14 medalhas em concurso em sua cidade natal
Sicredi Serrana realiza Fórum de Transformação Social com foco na educação