A OAB – Subseção Caxias do Sul, por meio Comissão de Direito Sistêmico – CDS, promoveu ao longo de 2022, o projeto Recomeçar. A ação destinada para mulheres apenadas do Presídio Regional de Caxias do Sul – PRCS, terá a sua décima edição, na próxima segunda-feira, 19, com a realização de uma confraternização.
Durante o primeiro ano do programa, uma série de atividades ocorreram com dezenas de apenadas, com o objetivo de proporcionar às participantes, através de práticas sistêmicas, a reflexão sobre seus atos, com o intuito de ressignificar o que passou e possibilitar a projeção de um novo começo.
“Estar à serviço da sociedade e difundir o pensamento sistêmico são alguns dos objetivos da comissão; além disso, o programa traz a força da OAB – Subseção de Caxias do Sul como instituição voltada à justiça social e aos direitos humanos”, explicou a coordenadora da CDS, Kely Laís Gasparin.
Desde o mês de março, o Recomeçar é realizado mensalmente no pátio da ala feminina do PRCS, com as apenadas. “Observamos que a maior parte das mulheres não recebem visitas e ficam isoladas e excluídas socialmente, diferente dos homens. Diante disso, pensamos em levar o contato humano qualificado para dentro do presídio e que por fim, as apenadas pudessem utilizar as ferramentas com um objetivo de ressocialização”, explicou a advogada sobre a criação do programa.
“Vamos dar continuidade ao projeto em 2023, sem alterações substanciais, mas evoluindo as práticas conforme percebemos a evolução das participantes”, informa a coordenadora da comissão.
A atividade é uma idealização da OAB Caxias, juntamente com a diretora do Fórum de Caxias do Sul e juíza de Direito da Vara de Execuções Criminais, Joseline Vargas. A ação conta com a participação dos membros da Comissão de Direito Sistêmico e da psicoterapeuta Daniela Picolo.
Texto: Ivan Sgarabotto – OAB – Subseção de Caxias do Sul
Créditos de imagem: Divulgação | OAB – Subseção de Caxias do Sul
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves