O câncer da pele responde por 33% dos diagnósticos da doença no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), sendo que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) registra cerca de 180 mil novos casos a cada ano. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem baixo índice de mortalidade, contudo, o número de casos é muito alto.
A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer.
Pessoas de pele clara e que se queimam com facilidade ao se expor ao sol são mais propensas ao câncer de pele. As lesões normalmente surgem nas áreas do corpo mais expostas à radiação solar.
A hereditariedade desempenha um papel central no desenvolvimento do melanoma, que é o tipo mais agressivo de câncer de pele. Por isso, familiares de pacientes diagnosticados com a doença devem se submeter a exames preventivos regularmente.
A melhor forma de proteção é o uso de protetor solar, mesmo em dias nublados ou em ambientes fechados.
Avaliação de lesões
Para estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, desenvolve anualmente a Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele. Sempre no último mês do ano, o Dezembro Laranja, são realizadas avaliações de lesões que podem ser sugestivas de câncer e também ações para lembrar como evitar o câncer mais comum no país.
As consultas serão realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, neste sábado, dia 15, durante a manhã e tarde. As avaliações podem ser agendadas pessoalmente ou pelo telefone (54) 3462 8138.
Fonte e foto: Município de Garibaldi
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor