Cinco detentas do regime fechado da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves estão auxiliando na força tarefa instituída pela Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves através da parceria da Coordenadoria da Mulher e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES para confecção de máscaras de proteção.
A confecção se dará em dois momentos. A primeira etapa da confecção será feita com material doado pelo Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Bento Gonçalves e pela sociedade civil, e as máscaras serão distribuídas para a população em vulnerabilidade social; a segunda etapa consiste em confeccionar máscaras com tecido filtrante exclusivo para a área de segurança e de saúde, que será fornecido pela SUSEPE.
Desde janeiro, o Conselho da Comunidade vem articulando a instalação de uma oficina de costura no interior da penitenciária. Diante da situação do COVID – 19, o planejamento foi antecipado. O Conselho ressalta que só foi possível a concretização desta oficina face à doação de três máquinas de costura por uma empresária, com intermediação do Juiz da VEC Regional Dr. Nilton Filomena, e de três máquinas que o Conselho da Comunidade obteve junto à SUSEPE, bem como materiais recebidos em doação (linha e elástico) e adquiridos pelo Conselho da Comunidade – TNT.
Com a colaboração da Administração Prisional, de servidores da segurança e dos próprios detentos, foi adequado um espaço, no interior da Penitenciária, de acordo com as recomendações da ANVISA, isto é, as normas de higienização, ventilação e segurança estão sendo observadas. O trabalho é coordenado pela Assistente Social da SUSEPE Jaqueline Vicensi, em parceria com duas voluntárias do Grupo Universal dos Presídios.
O Conselho da Comunidade entende que o trabalho laboral é de extrema importância para as detentas, neste momento, confeccionando as máscaras, pois, além da solidariedade, estão tendo a oportunidade de aprender um ofício, haja vista que atuam em todos os setores que envolvem a confecção: corte, costura e acabamentos.
De acordo com a Presidente do Conselho e coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Regina Zanetti, “após este período de pandemia, a oficina irá permanecer atuando, com probabilidade de ampliação desta para confecção, inclusive, de uniformes para as demais Penitenciarias do RS e outros artigos que gerem renda para os reeducandos”, destaca.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Coordenadoria da Mulher
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor