Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta combinações para extrair o melhor dessa apetitosa data
Harmonizar sabores é uma arte, ainda mais quando o prato em questão for doce – espumante, vinho e chocolate, por exemplo. Tradicionais na Páscoa, eles comungam de propriedades admiradas à mesa e, ao contrário do que muitos pensam, quando combinados, dão match! Para isso, claro, é necessário saber qual tipo de chocolate casa melhor com determinado variedade de vinho, de modo que, por semelhança ou contraste, eles se complementem.
O sommelier André Luís Rech, da Cooperativa Vinícola Garibaldi, indica seis combinações perfeitas para serem testadas. As variações incluem lançamentos da marca como o vinho VG Tannat e os espumantes Garibaldi Prosecco Rosé SWEET e Garibaldi Moscato Zero Álcool Rosé, que fazem dobradinha com chocolate meio amargo, com chocolate branco e com fondue de chocolate ao leite com morangos, respectivamente. Além desses, compõem as dicas o espumante Garibaldi Chardonnay, em casamento com o chocolate ao leite, o vinho Granja União Merlot, dividindo as atenções com o chocolate 60%, e o vinho Garibaldi Chardonnay formando parceria com uma deliciosa trufa de maracujá.
Vinho Garibaldi VG Tannat + chocolate 85%
Os chocolates mais amargos, com maior concentração de cacau, são ideias para harmonizar com vinhos tintos mais encorpados, como o caso do VG Tannat. Por conta do tempo em que permaneceu em contato com madeira, apresenta características de frutas maduras, especiarias, cacau e café. “Essa complexidade, quando combinada em boca com o chocolate, traz potência e uma sensação de sabores que surpreende quem degusta”, diz o sommelier.
Vinho Granja União Merlot + chocolate 60%
Para essa harmonização, um vinho tinto mais leve. O Granja União Merlot não tem passagem por madeira, fazendo com que estabeleça uma ótima dobradinha com esse chocolate amargo. “O vinho realça as características do chocolate 60%, criando uma característica em boca que remete a equilíbrio”, ressalta Rech.
Espumante Garibaldi Chardonnay + chocolate ao leite
Agora que você viu que chocolate e vinho combinam, sim, é hora de saber que essa máxima vale também para os espumantes. “Se estivermos degustando um chocolate ao leite, que tem menor concentração de cacau, e um pouco mais de untuosidade, a dica é um espumante seco”, explica Rech. “O Garibaldi Chardonnay traz complexidade, acidez e limpa as papilas gustativas, deixando um sabor de desejo pelo próximo pedaço”, prossegue o especialista.
Espumante Garibaldi Prosecco SWEET + chocolate branco
O chocolate branco tem maior quantidade de gordura. A indicação é harmonizar com espumantes – clássicos ou não. Para os amantes do chocolate branco, a dica é harmonizar com o equilíbrio do Prosecco Rose SWEET. “Sendo um Demi-Sec, ele tem uma menor quantidade de açúcar, mas acidez presente que alinha em todos os sentidos gustativos os sabores, limpando as papilas, criando uma experiência inigualável”, avalia o sommelier.
Garibaldi Moscato Zero Álcool Rosé + fondue e morango
Para essa proposta, Rech sugere fazer um fondue de chocolate ao leite e morangos e convidar até quem não pode ou prefere não consumir álcool para experimentar a sobremesa com o Moscato Zero Álcool Rosé. “Casadas, as características de frutas vermelhas, acidez, dulçor e leveza do zero álcool o casamento com o morango traz uma harmonia perfeita em boca”, diz Rech, que também indica um ganache de chocolate ao leite gelado em substituição ao fondue.
Vinho Branco Chardonnay + mouse de maracujá
Que tal harmonizar sobremesas à base de chocolate com vinho? Pensando nisso, uma mousse de maracujá com ganache de chocolate branco combinaria muito bem com o vinho Garibaldi Chardonnay. “Essa junção é uma explosão de sabores. O cítrico do maracujá casa com a acidez alta do vinho Chardonnay, e a untuosidade e o dulçor da mousse surpreendem quando experimentados juntos em boca”, diz o sommelier.
Dica bônus: para as crianças, vale combinar o lanche recheado de chocolate com o suco de uva integral, agregando seus nutrientes e benefícios para a saúde.
Fonte:Viviane Somacal / Exata Comunicação
Foto: Igor Guedes
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa