A mobilização de deputados integrantes da Frente Parlamentar de Combate aos Privilégios garantiu a aprovação do projeto que suspende definitivamente o pagamento da pensão para ex-governadores. O presidente da Frente, deputado Fábio Ostermann (NOVO), comemorou a decisão do plenário e destacou o simbolismo da votação.
“Esta é uma legislatura que vem se notabilizando por extinguir diversos privilégios imorais e ilegais que corroem as finanças e a legitimidade das nossas instituições. Em pleno 2021, não tem o menor cabimento a manutenção de pensão para ex-governadores, independentemente da sua duração”, pontuou.
Durante a sessão plenária, os deputados do NOVO, em conjunto com os membros da Frente Parlamentar, trabalharam para a votação do texto original que revoga a lei das pensões e para derrubar um substitutivo que mantinha a concessão do benefício.
Os integrantes do colegiado acreditam que a suspensão legislativa dos pagamentos, somada à jurisprudência do STF – que já julgou inconstitucional benefício idêntico em diversos estados – irá cassar, definitivamente, a pensão paga aos ex-governadores.
Atualmente, nove ex-governadores e quatro viúvas recebem aposentadoria vitalícia. A lei foi alvo de alterações em 2015, substituindo a pensão vitalícia por uma provisória de 4 anos, valendo apenas a partir do governador Eduardo Leite. De acordo com entendimento da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), haveria um direito adquirido por parte daqueles que já recebem o benefício.
Fonte: Assembleia Legislativa
Foto: Divulgação
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa