Esta segunda-feira, 26, foi marcada por um ato de reconhecimento para envolvidos no processo de construção do Trevo da Telasul, no entroncamento da RSC-453 com a BR-470, rodovia federalizada. Na sede da CIC de Garibaldi (Câmara da Indústria, Comércio e Serviços), a entidade local, em parceria com a Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) e CICS Serra (Associação das Entidades Representativas da Serra Gaúcha), homenagearam o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) e a empresa responsável pela obra.
O investimento no local foi cerca de R$ 6 milhões. Em sua concepção, o projeto foi pensado de maneira a desafogar as retenções rotineiras no local, por meio da execução de uma rótula alongada.
O superintendente do Dnit, Hiratan Pinheiro da Silva, lembrou que a construção do trevo já é prevendo a viabilização de um viaduto no futuro. Entretanto, um plano de contingenciamento do Governo Federal interrompeu alguns investimentos. “A rodovia está sendo bem atendida. Claro que temos um orçamento limitado e aquém de suas necessidades. Precisamos criar estratégias para viabilizar melhorias ao longo do trecho”, destacou.
Entre as necessidades, constam a pavimentação (2ª camada), implantação abaixo da BR-386, a duplicação na região da Serra, entre outras, a longo prazo.
Para o deputado Ronaldo Santini se conseguiu o que era possível. “Gostaríamos muito de ter uma rodovia duplicada, ter um viaduto, enfim, são passos que tem de ser dados. O primeiro passo veio com a federalização e com as assinaturas favoráveis. Tudo valeu a pena e tem muita coisa a se fazer ainda”, disse.
Édson Morello, da CIC Serra, define como uma luta de muitas mãos. “O mais grave eram os acidentes neste trevo. Melhorou muito e temos que comemorar muito e agradecer a quem nos ajudou”, afirmou.
Antônio Cettolin, prefeito de Garibaldi e presidente da Amesne, lembrou a importância de homenagear pessoas que lutaram para o momento acontecer. “A Serra deu uma demonstração de unidade desde o primeiro passo. Esta rótula para nós está salvando vidas, que é o mais importante”, opinou.
Para a retomada dos investimentos a Amesne defende discutir o tema com pautas específicas como pedágios, privatização da rodovia e até parcerias público-privadas.
Participaram do ato nesta manhã além de prefeitos da região, entidades empresariais, vereadores e imprensa.
Federalização
Em 2015 a federalização da RSC-470 para BR-470, culminou com a absorção de 234,2 km da rodovia estadual à malha rodoviária federal.
No total, a rodovia possui 470,4 km de extensão no estado do Rio Grande do Sul. A BR-470 é uma rodovia de ligação que inicia no município de Navegantes (SC) e termina em Camaquã (RS).
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
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