A Convenção Estadual “PSDB Novos Rumos” definiu o novo diretório e a nova executiva do partido, neste sábado (4), na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Com a aprovação de 98,1 % dos delegados aptos a votar (313 votantes), a de chapa de consenso articulada por diferentes lideranças tucanas elegeu o deputado estadual Mateus Wesp como presidente da sigla no Rio Grande do Sul. Houve, ainda, a escolha dos dezenove representantes gaúchos na Convenção Nacional do PSDB, que ocorrerá no final de maio. Os segmentos partidários (PSDB Mulher, JPSDB, TucanAfro e Diversidade Tucana) também elegeram novos líderes.
Wesp não escondeu a satisfação de assumir a presidência tucana. “Poucas vezes vivi algo assim. Esse sentimento de mudança nasce renovado, longe das benesses do poder, tendo o bem-comum como uma finalidade da participação política”, complementou.
O deputado destacou a importância do Parlamentarismo, uma das principais bandeiras do PSDB, e enalteceu os líderes históricos do partido, como Mário Covas, Franco Montoro e Fernando Henrique Cardoso. Para o tucano, lideranças como essas servem de inspiração para os agentes políticos que hoje protagonizam no cenário político, como percebe na atuação do governador Eduardo Leite. “Somos todos uma grande família tucana. É assim que faremos crescer nosso partido, como uma árvore, pois é assim que se formam os partidos políticos: por meio de suas bases”, definiu, que traçou o objetivo do mandato que se inicia: “Vamos fazer do PSDB o maior partido do Rio Grande.”
Na despedida do comando do partido, Valdir Bonatto salientou a força dos tucanos ao aumentar a bancada na Câmara Federal e manter as quatro cadeiras na Assembleia Legislativa. Ele fez um balanço do período que ficou a frente do partido.
Governador
“Esta convenção me dá muita energia para continuar a propor mudanças em nosso Estado”, assim iniciou a fala do governador Eduardo Leite. “A política, para nós, que ocupamos posição de liderança, pode nos colocar em estado de solidão. Mas quando a gente vem em um sábado pela manhã e encontramos a base forte do partido, nos dá a certeza de que não estamos sozinhos”, disse.
Leite fez uma abordagem sobre a situação em que encontrou o Estado. Segundo o governador, a perspectiva é fechar 2019 com um déficit financeiro de R$ 7 bilhões. “Ou seja, nós temos que desarmar várias bombas que foram armadas ao longo do tempo e, ao mesmo tempo, ajustar nossas despesas para que elas caibam na nossa receita”, avaliou.
O governador defendeu as reformas necessárias para que o Rio Grande do Sul retome o caminho do desenvolvimento e afirmou que, conforme expos no período eleitoral, isso já está sendo colocado em prática, como a privatização das estatais CEEE, CRM e Sulgás. “O papel do Estado não é operar diretamente, mas regular. É por isso que vamos fazer concessões de estradas, que vamos fazer as privatizações necessárias. Vamos mostrar ao Brasil e ao mundo que quebramos paradigmas e nos modernizamos”, afirmou.
Leite apontou a vocação do gaúcho para o trabalho como a grande riqueza do Estado. “É trabalhador, empreendedor, mas não tem encontrado no Estado um acolhimento. Por isso nosso projeto é de recuperação, mas também de desenvolvimento junto do setor privado”, observou.
Por fim, o governador disse que o novo governo já mostra seu estilo de atuação com uma postura de diálogo para fazer as reformas necessárias. “Os desafios não são poucos. Peço a vocês que continuem nos ajudando. É importante que cada um atue nas redes sociais, na sociedade e nas Câmaras Municipais, para mostrar que a agenda escolhida vai dar os resultados esperados”, concluiu.
Segmentos partidários
André Mariano foi eleito presidente da JPSDB Rio Grande do Sul. Ele apontou o que deve nortear seu mandato. “Os desafios para 2020 estarão no centro da nossa gestão. Para mim, o PSDB gaúcho é exemplo para todo o Brasil”, definiu. Betinho Rocha, eleito no TucanAfro, fez questão de convidar ao palco o vice-presidente, Celeni Viana, vereador de Alegrete, e de nomear toda a executiva do segmento no Estado.
O presidente eleito da Diversidade Tucana, Dani Boeira, ressaltou a importância de ter a representação LGBT dentro do PSDB. “A sociedade brasileira vive profundas transformações que não podem ficar de fora de uma instituição democrática. Dentro do PSDB, lutaremos para que os direitos da população LGBT sejam preservados”, salientou.
Vem de Caxias do Sul a presidente do PSDB Mulher. Eleita em 27 de abril, a vereadora Paula Ioris tomou posse durante a Convenção Estadual. “Nós queremos, com muita garra, representar todas as mulheres do PSDB, do Estado e do Brasil”, defendeu.
Fonte: PSDB
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor