Para o parlamentar, o setor industrial do RS pode ser um dos mais afetados com o agravamento da tensão comercial entre os países.
Durante a reunião da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, realizada nesta quarta-feira (16), o deputado Guilherme Pasin (Progressistas) fez um alerta sobre os riscos à indústria gaúcha diante do atual cenário de tensão comercial com os Estados Unidos. Em sua fala, o parlamentar destacou a importância da parceria com o mercado norte-americano e pediu bom senso nas relações internacionais, reforçando que “nenhum outro mercado poderá suprir o mercado que nós podemos perder com os EUA”.
“Pode parecer que os dados de exportação para os Estados Unidos sejam pequenos, percentualmente falando, mas é um erro grave subestimar sua relevância. Diferente de outros países com os quais temos forte relação, os EUA compram da nossa indústria produtos industrializados e transformados, o que auxilia e potencializa a economia interna do estado do Rio Grande do Sul. Estamos falando da indústria gaúcha que depende do comércio com os Estados Unidos”, destacou Pasin.
O deputado também elogiou a postura da FIERGS, que se mobilizou após os primeiros sinais de tensão diplomática, buscando articulação junto ao Governo Federal. Segundo ele, o Ministério das Relações Exteriores precisa atuar com cautela, preservando a tradição diplomática brasileira. “O Brasil sempre soube dialogar com todos os lados. A radicalização interna não pode contaminar nossa postura internacional”, pontuou.
A manifestação de Pasin ocorre após o anúncio de que o governo dos Estados Unidos incluiu o Brasil em um processo de investigação que pode resultar em novas sobretaxas sobre produtos brasileiros, o que agravaria ainda mais a situação comercial entre os dois países.
Fonte / foto: Assessoria Parlamentar
Café com o Comerciário recebe demandas e trata sobre mercado de trabalho em Bento
Universidade de Caxias do Sul concede 36 bolsas por meio do Programa RS Talentos
Alunos da Escola Maria Benini conhecem as etapas de tratamento da água da Corsan