Deputado Guilherme Pasin cobra cautela diplomática na crise com os EUA

Para o parlamentar, o setor industrial do RS pode ser um dos mais afetados com o agravamento da tensão comercial entre os países.

Durante a reunião da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, realizada nesta quarta-feira (16), o deputado Guilherme Pasin (Progressistas) fez um alerta sobre os riscos à indústria gaúcha diante do atual cenário de tensão comercial com os Estados Unidos. Em sua fala, o parlamentar destacou a importância da parceria com o mercado norte-americano e pediu bom senso nas relações internacionais, reforçando que “nenhum outro mercado poderá suprir o mercado que nós podemos perder com os EUA”.

“Pode parecer que os dados de exportação para os Estados Unidos sejam pequenos, percentualmente falando, mas é um erro grave subestimar sua relevância. Diferente de outros países com os quais temos forte relação, os EUA compram da nossa indústria produtos industrializados e transformados, o que auxilia e potencializa a economia interna do estado do Rio Grande do Sul. Estamos falando da indústria gaúcha que depende do comércio com os Estados Unidos”, destacou Pasin.

O deputado também elogiou a postura da FIERGS, que se mobilizou após os primeiros sinais de tensão diplomática, buscando articulação junto ao Governo Federal. Segundo ele, o Ministério das Relações Exteriores precisa atuar com cautela, preservando a tradição diplomática brasileira. “O Brasil sempre soube dialogar com todos os lados. A radicalização interna não pode contaminar nossa postura internacional”, pontuou.

A manifestação de Pasin ocorre após o anúncio de que o governo dos Estados Unidos incluiu o Brasil em um processo de investigação que pode resultar em novas sobretaxas sobre produtos brasileiros, o que agravaria ainda mais a situação comercial entre os dois países.

Fonte / foto: Assessoria Parlamentar

 

error: Conteúdo Protegido