Deputado Giovani Cherini protocola projeto que torna a UCS o “Vale do Nióbio e do Grafeno no Brasil”

O deputado federal Giovai Cherini (PL) protocolou na Câmara na última quinta-feira, dia 8, um Projeto de Lei, que institui a Universidade de Caxias do Sul (UCS) como o “Vale do Nióbio e do Grafeno no Brasil”.

Cherini esteve acompanhando o presidente Jair Bolsonaro em agenda na Serra e aproveitou para fazer o anúncio do PL durante a abertura da 1ª Feira Brasileiro do Grafeno, que ocorre até o próximo dia 16 na UCS.

Eu sua conta na rede social Facebook, o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar do Nióbio e do Grafeno, disse estar “feliz em participar, juntamente com o Presidente da República Jair Bolsonaro e o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, do lançamento do programa Grafeno pode salvar o mundo”.

Também em sua rede social o deputado fez uma publicação sobre algumas das propriedades que tornam tão valiosos o Nióbio e o grafeno. Confira:

NIOBIO MINERAL:

Com uma propriedades diversas, um punhadinho de nióbio, apenas 100 gramas, no meio de uma tonelada de aço, e a liga se torna muito mais forte e maleável além de resistente. Carros, turbinas de avião, aparelhos de ressonância magnética, mísseis, marcapassos, usinas nucleares, sensores de sondas espaciais levam o nióbio como um dos principais componentes, além de praticamente tudo o que é eletrônico.

Os foguetes da empresa americana SpaceX, os mais avançados do mundo, levam nióbio.

Todo mundo quer nióbio! E quase todas as reservas mundiais desse metal, 98,2%, estão no Brasil. A estimativa é que nosso país possui o equivalente a 842 milhões de toneladas de nióbio em jazidas, que valem inacreditáveis US$ 22 trilhões. Araxá, em Minas Gerais, é a maior mina brasileira em atividade atualmente.

GRAFENO:

Derivado do grafite, o grafeno é chamado de “mineral do século”, que graças às suas propriedades diversas, que incluem leveza, flexibilidade, condutividade e resistência, é capaz de gerar aplicações em alta tecnologia antes nunca imaginadas.

O grafeno é o material mais leve e mais forte do mundo, sendo 200 vezes mais resistente do que o aço, superando até mesmo o diamante. Uma folha de grafeno de, 1 metro quadrado, pesa 0,0077 gramas e é capaz de suportar até 4 kg. Ele é 100 vezes mais eficaz como condutor elétrico que o silício.

MIL vezes mais eficiente como condutor térmico que o cobre, e 1 MILHÃO de vezes mais fino que um fio de cabelo. O que abre possibilidades quase infinitas de aplicação tecnológica.

Imagina recarregar seu smartphone em apenas 15 minutos e só precisar plugá-lo na tomada uma semana depois?

Ou ainda poder dobrar, amassar e contorcer seu aparelho telefônico sem danificar seu funcionamento?

Pois é, tudo isso pode acontecer graças ao grafeno.

Viva nossas riquezas, Viva o Brasil.

Central de Jornalismo Difusora

error: Conteúdo Protegido