O deputado federal Giovai Cherini (PL) protocolou na Câmara na última quinta-feira, dia 8, um Projeto de Lei, que institui a Universidade de Caxias do Sul (UCS) como o “Vale do Nióbio e do Grafeno no Brasil”.
Cherini esteve acompanhando o presidente Jair Bolsonaro em agenda na Serra e aproveitou para fazer o anúncio do PL durante a abertura da 1ª Feira Brasileiro do Grafeno, que ocorre até o próximo dia 16 na UCS.
Eu sua conta na rede social Facebook, o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar do Nióbio e do Grafeno, disse estar “feliz em participar, juntamente com o Presidente da República Jair Bolsonaro e o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, do lançamento do programa Grafeno pode salvar o mundo”.
Também em sua rede social o deputado fez uma publicação sobre algumas das propriedades que tornam tão valiosos o Nióbio e o grafeno. Confira:
NIOBIO MINERAL:
Com uma propriedades diversas, um punhadinho de nióbio, apenas 100 gramas, no meio de uma tonelada de aço, e a liga se torna muito mais forte e maleável além de resistente. Carros, turbinas de avião, aparelhos de ressonância magnética, mísseis, marcapassos, usinas nucleares, sensores de sondas espaciais levam o nióbio como um dos principais componentes, além de praticamente tudo o que é eletrônico.
Os foguetes da empresa americana SpaceX, os mais avançados do mundo, levam nióbio.
Todo mundo quer nióbio! E quase todas as reservas mundiais desse metal, 98,2%, estão no Brasil. A estimativa é que nosso país possui o equivalente a 842 milhões de toneladas de nióbio em jazidas, que valem inacreditáveis US$ 22 trilhões. Araxá, em Minas Gerais, é a maior mina brasileira em atividade atualmente.
GRAFENO:
Derivado do grafite, o grafeno é chamado de “mineral do século”, que graças às suas propriedades diversas, que incluem leveza, flexibilidade, condutividade e resistência, é capaz de gerar aplicações em alta tecnologia antes nunca imaginadas.
O grafeno é o material mais leve e mais forte do mundo, sendo 200 vezes mais resistente do que o aço, superando até mesmo o diamante. Uma folha de grafeno de, 1 metro quadrado, pesa 0,0077 gramas e é capaz de suportar até 4 kg. Ele é 100 vezes mais eficaz como condutor elétrico que o silício.
MIL vezes mais eficiente como condutor térmico que o cobre, e 1 MILHÃO de vezes mais fino que um fio de cabelo. O que abre possibilidades quase infinitas de aplicação tecnológica.
Imagina recarregar seu smartphone em apenas 15 minutos e só precisar plugá-lo na tomada uma semana depois?
Ou ainda poder dobrar, amassar e contorcer seu aparelho telefônico sem danificar seu funcionamento?
Pois é, tudo isso pode acontecer graças ao grafeno.
Viva nossas riquezas, Viva o Brasil.
Central de Jornalismo Difusora
Projeto Pipa Parade será lançado no domingo, 24, na Fundaparque, em Bento
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO JUVENTUDE DA ENOLOGIA, EM BENTO GONCALVES
ACIDENTE COM MORTE ENVOLVE VEÍCULO DE BENTO GONÇALVES NA BR 386, EM POUSO NOVO