A deputada estadual Any Ortiz (PPS) esteve na Câmara de Vereadores na noite desta segunda, 5. Ela veio pedir apoio ao Projeto de Lei (PL) 231/2015, que tramita na Assembleia Legislativa. A proposta incluiria a disciplina da ‘Educação Financeira’ nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio do Rio Grande do Sul. A autora do projeto justifica a ideia, lembrando que há cerca de 10 milhões de jovens endividados no Brasil e, a maioria, já está com seus nomes incluídos nos serviços de proteção ao crédito. “É muito importante ampliar a abordagem de temas abrangentes e contemporâneos, que afetam a vida da população em escala global, regional e local”, resume Any Ortiz. Ela lembra que vem aprimorando o projeto desde quando ainda era vereadora em Porto Alegre. “Se os jovens receberem estas noções econômicas em sala de aula, muito provavelmente irão levar a discussão para dentro de casa, incentivando todos para o consumo consciente”, completa.
Any Ortiz acredita que a proposta pode contribuir para a melhoria na qualidade do ensino no Estado, além de estabelecer nova proposta pedagógica nas escolas gaúchas. “Queremos enriquecer o currículo, assegurando a contextualização dos conhecimentos escolares diante das diferentes realidades”, explica a deputada. Any lembra que na Capital, proposta muito semelhante foi aprovada e já está em fase de adaptação.
Na Assembleia, o projeto da parlamentar do PPS está em análise na Comissão de Constituição e Justiça. Não há prazo para ir a plenário. “O importante é que o debate seja feito em todo o Rio Grande do Sul, inclusive nas Câmaras de Vereadores, como a de Bento Gonçalves”, sugere ela.
FOTO: Reprodução/Alamy/The Guardian
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21
Belo Natal recebe o show “Tudo Passa” neste final de semana, em Monte Belo do Sul