Implantação em Bento Gonçalves, do projeto encabeçado pela parlamentar pautou a reunião ocorrida na terça-feira, 19.
Em reunião realizada na noite de ontem, na cidade Farroupilha, a deputada Fran Somensi, que também é farmacêutica, apresentou ao vereador Gustavo Speroto (DEM) o Projeto da Farmácia solidária. Fran quer tornar estadual, o projeto que já existe em Farroupilha e em três anos beneficiou mais de 10 mil pessoas e enviou para o descarte correto mais de duas toneladas de medicamentos.
A deputada explicou em linhas gerais como o projeto funciona. “Basicamente recebemos as doações de medicamentos da população, da indústria e dos consultórios médicos. Após isso, é feita a triagem e a redistribuição gratuitamente dos remédios próprios para o consumo, os demais, que não podem ser utilizados por qualquer motivo, enviamos para o descarte correto”, explica a farmacêutica.
“Nós queremos entender como funciona o projeto e vamos levar o assunto para a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves. Este projeto é louvável e poderá beneficiar milhares de pessoas também na nossa cidade”, comenta Speroto.
Em Farroupilha o programa Farmácia Solidária – Solidare, foi instituído pelo decreto 5.841 de 2015 e a responsabilidade do descarte é da Secretaria do meio ambiente do município. Hoje não se tem uma legislação estadual ou federal específica para o tema. Este é um dos objetivos da parlamentar na assembleia, tornar o Rio Grande do Sul pioneiro em logística reversa de medicamentos.
O estoque é abastecido com antibióticos, anti-inflamatórios, anticoncepcionais, entre outros. Para ser beneficiado, é preciso apresentar receita médica do Sistema Único de Saúde (SUS) ou receita médica particular e comprovante de renda pessoal de até um salário mínimo e meio. Nos dois casos, é necessário comprovar residência no munícipio.
André Arrosi Quarteto se apresenta nesta quinta-feira, 11, na Casa das Artes, em Bento
13º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar da Expointer premia empresas do Selo Sabor de Bento
Coordenadoria da Mulher promove capacitação “Práticas de Bom Atendimento”, no dia 16 de setembro, em Bento