Depois de impasse em Bento, coleta de lixo é retomada no município

A coleta de lixo foi retomada em Bento Gonçalves no final da tarde deste sábado, 20. A informação foi confirmada pela Prefeitura através de nota oficial. Apesar de analisar a documentação da empresa Reciclagem Serrana, a mesma não possuía condições em termos de estrutura para operar.

Assim, a RN Freitas, que teve o contrato terminado na terça-feira, 16, que foi a segunda colocada, retomou a coleta, que estava suspensa desde a tarde de quinta-feira, 18. O contrato será assinado por 90 dias ou até a homologação do processo licitatório.

Veja a nota oficial divulgada pelo Poder Público:

Em razão da paralisação da Coleta de Lixo em Bento Gonçalves a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAM) vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1. A licitação para contratação de uma empresa para realização da coleta de lixo em Bento Gonçalves (orgânico e reciclável) está sob judicie. Por este motivo, vem-se realizando contratos emergenciais para manutenção do serviço até a decisão definitiva.

2. O contrato emergencial com a empresa RN Freitas, que vinha prestando o serviço, venceu no dia 16 de maio de 2017. Este também foi o prazo final para apresentação de propostas de empresas interessadas na realização do serviço, para início imediato.

3. Em 16 de maio, a Reciclagem Serrana foi considerada habilitada tendo em vista a apresentação da melhor proposta financeira. No dia 19, a Reciclagem Serrana foi chamada para apresentar a documentação completa e proceder a assinatura do contrato para início imediato do serviço, considerando tratar-se de contrato emergencial. Porém, seus representantes não compareceram, marcando nova data para 20 de maio.

4. No dia 20 de maio, representantes da Reciclagem Serrana compareceram e deixaram de apresentar os documentos necessários, alegando não poder cumprir imediatamente o plano de trabalho, solicitando para tanto prazo de até 30 dias para assumir o compromisso.

5. Considerando tratar-se de contrato emergencial cujo serviço não pode ser interrompido, a SMMAM decidiu por chamar a RN Freitas, segunda colocada observando o princípio da legalidade.

6. Ressaltamos que a Administração Municipal sempre agiu dentro dos princípios da ética e da transparência, primando pela qualidade dos serviços prestados, sempre com respeito ao dinheiro público.

7. A coleta de lixo deverá ser retomada nesta mesma data, 20 de maio, tendo em vista que a empresa RN Freitas já prestava o serviço no Município, estando, portanto, habilitada a realiza-lo.

Bento Gonçalves, 20 de maio de 2017.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

 

error: Conteúdo Protegido