Delegado fala sobre elucidação de sequestro no Vale Aurora, em Bento, e resgate de homem em clínica na cidade de Osório

Esteve na manhã desta quarta-feira, 11, no Programa Sentinelas do Rádio, da Rádio Difusora, o delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves, Ederson Bilhan, para falar sobre a elucidação do caso de sequestro no Vale Aurora, no interior de Bento Gonçalves, fato conhecido pela polícia desde o dia 27/08/2024. No mesmo dia, a mulher (Sirlei) que também foi sequestrada foi resgatada em um matagal no Vale Aurora pelo Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves.

Neste domingo, 8/09, Osmir Rodrigues dos Santos, 67 anos, foi resgatado pela Polícia Civil na cidade de Osório-RS, em clínica de recuperação de dependentes químicos. O fato de Osmir estar no local chamou atenção da Polícia Civil, que conhecia o homem e segundo o delegado, o mesmo não tinha nenhum vício com álcool.

A suspeita do sequestro (enteada de Osmir), planejou uma internação forçada dele e, para tanto, contratou pessoas, denominadas “captadores”, cuja atividade é voltada para realizar a condução de pessoas indicadas por algum familiar até alguma clínica que aceite tal paciente. Osmir, segundo o delegado, foi amarrado até a clínica onde foi internado.

Ainda não há uma motivação específica para o crime que possa ser afirmada por parte da Polícia Civil. A suspeita do sequestro é conhecida do meio policial especialmente em Santa Catarina, por outras práticas delituosas, segundo o delegado Ederson Bilhan.

Segundo o delegado, entre a suspeita e pessoas que participaram do sequestro, pelo menos quatro pessoas estariam envolvidas. Mas o caso segue sendo investigado.

Sobre a responsabilidade ou não da clínica de reabilitação no caso, o delegado demonstrou preocupação com o fato de que a instituição não se preocupou em saber se a internação era de fato voluntária, como foi passado pela suspeita do crime no local.

A clínica será investigada através de inquérito policial. Segundo informações, não se trata de uma clínica clandestina. Na questão penal, há aumento de pena ao acusado no caso de sequestros envolvendo  internações forçadas em hospitais e clínicas.

Jornalismo Difusora – Unidade Móvel

error: Conteúdo Protegido