Delegadas são eleitas na 15ª Conferência Municipal de Assistência Social

Em dois dias de programação, evento promoveu o diálogo e o debate sobre as políticas públicas do setor

Na sexta-feira (04), no Auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, ocorreu o encerramento da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. Em dois dias de programação, aproximadamente 80 pessoas participaram, como profissionais e trabalhadores da área, representantes de entidades socioassistenciais, usuários dos CRASs e funcionários públicos de outras Secretarias.

O tema norteador foi sobre os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social. Sua criação foi determinante para melhorar a estruturação e unificação das políticas públicas sociais. Por meio dos seus princípios e diretrizes, fomenta-se a articulação dos recursos e asseguramento dos direitos integrais para as pessoas/famílias que necessitam de auxílio, no enfrentamento de suas dificuldades básicas, seja por meio dos programas, projetos e benefícios, atuando, entre alguns exemplos, na prevenção de situações de risco, na garantia da convivência familiar e comunitária, de forma articulada com outras esferas. O evento promoveu o debate da construção democrática de propostas de políticas públicas que vai auxiliar as diretrizes do Plano Decenal 2027/2037 do Sistema Único de Assistencial Social (SUAS),

Durante as palestras, foram explanados dados e informações para melhor embasar os debates nos eixos temáticos, refletindo sobre os avanços, os desafios e as prioridades. Os eixos versaram sobre a universalidade do SUAS, gestão descentralizada, fortalecimento das políticas públicas de inclusão, proteção e renda, comunicação transparente, entre outros.

Assim, foram construídas 10 sugestões para o município, 5 para o estado e 5 para a nacional que versaram sobre a universalização e equidade do SUAS, valorização dos profissionais, financiamentos, comunicação transparente, ampliação dos espaços de Educação Permanente, formações continuadas sobre o SUAS.

A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Isolete Magali Georg Bacca, destaca que uma das prioridades é ter um Departamento Socioassistencial na Secretarias dos municípios. “Esse departamento que faz o trabalho na base de levantamento dos dados, de diagnóstico da realidade local, para adequar às realidades dos territórios. O Departamento vai dar melhores condições da assertividade das políticas públicas dos serviços sociais”.

Na ocasião, foram eleitas as delegadas que vão representar nossa cidade nas Conferências Estadual, 3 e 5 de outubro, em Porto Alegre, e a Nacional, entre 9 e 12 de dezembro, em Brasília. São elas, pelo Poder Público: Milena Garavaglia (titular), Amanda Zwirtes (suplente), Lia Gonçalves Alves (titular), Francynne Minuscoli Gonçalves (suplente); pela Sociedade Civil: Sônia Maria, Viganó (titular), Neiva Roggia (suplente), Ana Isabel Rodrigues (titular), Rosemari Giovanella (suplente).

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e coordenadora do CREAS, Francynne Minuscoli Gonçalves, comenta de como o evento foi significativo para as melhorias dos serviços e acessos.

“Para nós foi um momento muito importante para o controle social e para, nós, profissionais. Verificar as nossas demandas e as estratégias para superar os desafios que temos no cotidiano para a promoção da autonomia dos usuários, o acesso ao mercado de trabalho, a moradia, a alimentação, segurança, educação, saúde. Nós lidamos com vidas, das quais nós trabalhadores somos meros coadjuvantes, enquanto os protagonistas são os usuários, que nos transformam e também são transformados por nós”.

O Secretário Eduardo Virissimo destacou a importância de como evento reafirma o compromisso na no combate da desigualdade social e auxilia na sua equidade. “A Conferência reafirma a nossa missão de levar dignidade para as pessoas/famílias em vulnerabilidade, pois trata, também, dos enfrentamentos das violências e negligências de seus direitos. É uma política de acolhimento e prevenção. Quando a gente consegue acolher as famílias, damos melhores condições para que sofram menos no futuro”.

error: Conteúdo Protegido