Em dois dias de programação, evento promoveu o diálogo e o debate sobre as políticas públicas do setor
Na sexta-feira (04), no Auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, ocorreu o encerramento da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. Em dois dias de programação, aproximadamente 80 pessoas participaram, como profissionais e trabalhadores da área, representantes de entidades socioassistenciais, usuários dos CRASs e funcionários públicos de outras Secretarias.
O tema norteador foi sobre os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social. Sua criação foi determinante para melhorar a estruturação e unificação das políticas públicas sociais. Por meio dos seus princípios e diretrizes, fomenta-se a articulação dos recursos e asseguramento dos direitos integrais para as pessoas/famílias que necessitam de auxílio, no enfrentamento de suas dificuldades básicas, seja por meio dos programas, projetos e benefícios, atuando, entre alguns exemplos, na prevenção de situações de risco, na garantia da convivência familiar e comunitária, de forma articulada com outras esferas. O evento promoveu o debate da construção democrática de propostas de políticas públicas que vai auxiliar as diretrizes do Plano Decenal 2027/2037 do Sistema Único de Assistencial Social (SUAS),
Durante as palestras, foram explanados dados e informações para melhor embasar os debates nos eixos temáticos, refletindo sobre os avanços, os desafios e as prioridades. Os eixos versaram sobre a universalidade do SUAS, gestão descentralizada, fortalecimento das políticas públicas de inclusão, proteção e renda, comunicação transparente, entre outros.
Assim, foram construídas 10 sugestões para o município, 5 para o estado e 5 para a nacional que versaram sobre a universalização e equidade do SUAS, valorização dos profissionais, financiamentos, comunicação transparente, ampliação dos espaços de Educação Permanente, formações continuadas sobre o SUAS.
A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Isolete Magali Georg Bacca, destaca que uma das prioridades é ter um Departamento Socioassistencial na Secretarias dos municípios. “Esse departamento que faz o trabalho na base de levantamento dos dados, de diagnóstico da realidade local, para adequar às realidades dos territórios. O Departamento vai dar melhores condições da assertividade das políticas públicas dos serviços sociais”.
Na ocasião, foram eleitas as delegadas que vão representar nossa cidade nas Conferências Estadual, 3 e 5 de outubro, em Porto Alegre, e a Nacional, entre 9 e 12 de dezembro, em Brasília. São elas, pelo Poder Público: Milena Garavaglia (titular), Amanda Zwirtes (suplente), Lia Gonçalves Alves (titular), Francynne Minuscoli Gonçalves (suplente); pela Sociedade Civil: Sônia Maria, Viganó (titular), Neiva Roggia (suplente), Ana Isabel Rodrigues (titular), Rosemari Giovanella (suplente).
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e coordenadora do CREAS, Francynne Minuscoli Gonçalves, comenta de como o evento foi significativo para as melhorias dos serviços e acessos.
“Para nós foi um momento muito importante para o controle social e para, nós, profissionais. Verificar as nossas demandas e as estratégias para superar os desafios que temos no cotidiano para a promoção da autonomia dos usuários, o acesso ao mercado de trabalho, a moradia, a alimentação, segurança, educação, saúde. Nós lidamos com vidas, das quais nós trabalhadores somos meros coadjuvantes, enquanto os protagonistas são os usuários, que nos transformam e também são transformados por nós”.
O Secretário Eduardo Virissimo destacou a importância de como evento reafirma o compromisso na no combate da desigualdade social e auxilia na sua equidade. “A Conferência reafirma a nossa missão de levar dignidade para as pessoas/famílias em vulnerabilidade, pois trata, também, dos enfrentamentos das violências e negligências de seus direitos. É uma política de acolhimento e prevenção. Quando a gente consegue acolher as famílias, damos melhores condições para que sofram menos no futuro”.
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS