Evento reafirmou e reforçou o compromisso democrático entre sociedade civil e instâncias públicas
Nessa segunda-feira (09), ocorreu no Auditório e dependências do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, a V Conferência Municipal da Pessoa Idosa. O evento contou com, aproximadamente, 70 participantes, que, ao longo da programação, integraram os grupos de debates sobre os eixos propostos. Ao final, foi realizada a plenária, com a apresentação das propostas pelos relatores, e eleição das delegadas para representar o município na Conferência Estadual, que ocorre em setembro em Porto Alegre, com data, horário e local a serem definidos.
As delegadas eleitas foram, pela sociedade civil, Márcia Braga Moraes, do Lar do Ancião, Ledi Luiza Friederich Marques, do Grupo Intergerações, do bairro, e pelo Poder Público, Milena Garavaglia, coordenadora do CRAS III.
O tema nacional “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação” orientou os eixos com assuntos referentes às questões de violência, financiamento para a garantia dos direitos sociais, a integralidade física e emocional, o protagonismo diante das velhices e ocupação de diferentes setores da sociedade, fortalecimento dos Conselhos como instâncias estruturantes de políticas do Estado brasileiro, entre outros.
A Conferência constitui um espaço de diálogo, articulação e de participação social, de construção democrática e da defesa das políticas públicas da pessoa idosa. A presidente do Conselho Municipal, Maria Das Graças Lorenzini, destacou o caráter deliberativo e agradeceu a presença de todos. Em sua fala, destacou a quebra de preconceitos em relação ao etarismo, pois a sociedade tem como valor a juventude.
“Existem vários preconceitos: racismo, homofobia, misoginia. Mas também tem o etarismo: quer seja preto, indígena, de diferentes orientações sexuais, todos vão passar pela idade. As pessoas vão envelhecendo e sofrem preconceitos. A nossa função é destruir esse preconceito. O lugar da pessoa idosa é onde ela quer, em qualquer lugar. Hoje, o idoso tem o direito de ter uma vida proativa, que quer continuar a trabalhar, a lutar pelo seu espaço”, destaca a presidente.
O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, ressaltou sobre como a sociedade brasileira está envelhecendo. “A gente sabe que, nos últimos dez anos, aumentamos mais de 15 milhões de pessoas idosas no Brasil. É um índice o qual as políticas públicas precisam alcançar e, quais estão se atualizando. A Secretaria já faz um trabalho preventivo com atividades físicas nos bairros, escutando e atendendo idosos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O município é cada vez mais fortalecido por situações e atitudes que vão constar no laudo desta Conferência para a juventude mais madura”.
No encerramento, a presidente Maria Das Graças ressaltou a participação de todos na construção democrática de uma sociedade mais inclusiva para com a pessoa idosa. Ela faz um balanço sobre o evento.
“A conferência foi um sucesso e alcançamos o nosso objetivo de mostrar para a comunidade o valor da pessoa idosa, o seu lugar, de quebrar o paradigma do preconceito. Tivemos uma conversa muito boa com a coordenadora do programa UCS Sênior, Verônica Bohn, onde iluminou os horizontes. O público saiu com uma posição mais firme em relação ao cuidado com a pessoa idosa e as propostas enregues visam a necessidade de mais políticas públicas para essa parcela da população, pois é um dever de todos”.
A quinta edição da Conferência Municipal da Pessoa Idosa foi organizada pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa (COMUPI) com a presidente Maria das Graças Lorenzini e conselheiros Alexandra Spolti, Ana Boldrini, Gilvana Speranza, Flavio Ramos, Marilene Fontanive e Rejane Civardi, com o apoio da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social.
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento