A Polícia Civil de Bento Gonçalves, através do delegado titular da DPPA (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento), Arthur Hermes Reguse, emitiu uma portaria restringindo o acesso dos boletins de ocorrência para terceiros. No ofício diz ainda que é vedado fotografar ou filmar, presos sendo conduzidos nas dependências do órgão tanto interno, quanto externamente.
Em um dos pontos relata que trata-se de informação pessoal acessível somente pelo agente público por lei e pela própria pessoa (vítima), com respeito a intimidade, honra e imagem, como garantia individual.
A portaria salienta que só serão divulgadas ocorrências de homicídios e prisões em flagrante.
Posição Rádio Difusora
O Departamento de Jornalismo da Rádio Difusora em todos os momentos sempre buscou respeitar a intimidade das vítimas, bem como imagens, sem expor com divulgação de nomes ou qualquer tipo de publicação que possa denegrir a imagem de qualquer pessoa detida. Em nenhum momento a emissora emitiu qualquer julgamento sobre presos entendendo que cabe ao Poder Judiciário tal decisão. Nas divulgações de fotos preocupou-se sempre em posta-las em suas plataformas de costas, buscando evitar maior exposição.
A emissora respeita a decisão, mas não concorda com a medida. Inclusive o Artigo 220 da Constituição Federal de 1998 diz que “a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”.
No § 2, acrescenta que “é vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento