Produtores, enólogos e sommeliers participaram de sessão avaliativa na Amitié
Em meio à presença de produtores, enólogos e sommeliers, a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) e a Amitié Espumantes e Vinhos promoveram, sexta-feira (18), uma degustação exclusiva de emblemáticos Merlot com Denominação de Origem elaborados na região – a primeira do país a ser reconhecida com Indicação Geográfica. Conduzido pela sommelière e sócia da Amitié, Andreia Gentilini, o encontro foi uma oportunidade não apenas de reafirmar a excelência dos rótulos do Vale, mas também de descortinar diferentes características que fazem do Merlot elaborado ali único no país. Ao todo, os convidados avaliaram exemplares de 10 vinícolas – Ales Victoria, Almaúnica, Aurora, Dom Cândido, Don Laurindo, Larentis, Miolo, Peculiare, Pizzato e Terragnolo.
A variedade de rótulos, com varietais mais evoluídos, outros de safras históricas e alguns já difíceis de serem encontrados no mercado, tornou a experiência ainda mais significativa. “Minha motivação foi entender e avaliar como está qualitativamente o Merlot D.O. do Vale dos Vinhedos. A degustação mostrou que os vinhos têm tipicidade e longevidade, comprovando que a Merlot, efetivamente, é a principal uva do Vale. Mesmo com diferentes estilos entre uma vinícola e outra, todos demonstraram alta qualidade, e isso foi o que mais impressionou”, disse Andréia.
Antes de os vinhos serem degustados, cada produtor fez uma breve apresentação do Merlot escolhido para a prova. Os vinhos foram degustados às cegas. Assim como num concurso, excetuando a necessidade de dar uma nota às bebidas, os avaliadores eram convidados a escreverem na ficha de degustação suas impressões a respeito das análises visual, olfativa e gustativa. Além disso, foram desafiados a adivinhar de qual vinícola era cada um dos vinhos provados. Ao final de cada vinho degustado, algum convidado especialista era convidado a discorrer sobre as características do vinho recém avaliado. Na lista, estiveram o D.EO.RUM (2018), da Ales Victoria; o Merlot Parte 2 (2020), da Almaúnica; o Gioia (2018), da Aurora; o Documento Merlot D.O. (2020), da Dom Cândido; o Três Dons Merlot (2020); da Don Laurindo; o Merlot Santa Lúcia (2021), da Larentis; o Merlot Terroir (2020), da Miolo; o Peculiare Merlot (2017), da Peculiare; o DNA 99 Merlot (2018), da Pizzato; e o Merlot Calhaus (2020), da Terragnolo.
Para o vice-presidente da Aprovale e diretor do Conselho Regulador da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos, Moisés Brandelli, o evento trouxe não apenas um panorama da produção de Merlot D.O. local como também das possibilidades oferecidas pelas diferentes microrregiões do Vale. “Foi um momento único reunir esses produtos, todos com bastante valor agregado e representantes da D.O. do Vale. Cada um dos vinhos nos mostrou sobre o terroir de cada produtor, provando que o Vale não tem uma identidade só. Os vinhos trazem, sim, bastante características semelhantes, mas também trazem o microterroir de cada produtor, da microrregião dentro do Vale onde está sendo produzido, com suas características de solo e de microclima. E também a mão de cada enólogo que produz, com características diferentes no padrão de elaboração, das técnicas e das tecnologias”, avaliou Brandelli.
O Vale dos Vinhedos foi a primeira região do Brasil a obter o reconhecimento de Indicação Geográfica, em 2002, com seus produtos podendo estampar o selo de Indicação de Procedência. A partir dela, dez anos depois, a região foi reconhecida como Denominação de Origem – sendo a primeira no país para vinhos e espumantes.
O evento de degustação também contou com a presença de líderes setoriais, como o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Daniel Panizzi; a presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), Caroline Dani; além dos prefeitos de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, e de Garibaldi, Sérgio Chesini; e do deputado estadual Guilherme Pasin.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Exata Comunicação | Tiago Garziera
Estudantes concluem formação como miniempresários
Vale do Taquari tem mais de 1,2 mil microempreendedores aptos a inscrição no programa MEI RS Calamidades 2
Expoagas 2025 será apresentada no dia 4 de agosto