Em Assembleia realizada na noite desta segunda-feira, 10, nas dependências do bloco A da Universidade de Caxias do Sul – UCS/Carvi, foi definida a nova composição da diretoria para 2018-2020 do Observatório Social de Bento Gonçalves. Após dois anos frente ao projeto, Daniel Amadio, deixa a presidência e assume como vice, e Fernanda Titton responderá pela função a partir do próximo ano.
O OSBG é formado por uma comissão voluntária composta por representantes de diversas entidades e empresas. É uma instituição não governamental, sem fins lucrativos. Funciona como pessoa jurídica, em forma de associação, primando pelo trabalho técnico com uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação da licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço. A ação é preventiva no controle social dos gastos públicos.
“Acho que a missão foi cumprida. Tiramos do papel e colocamos a funcionar. Tivemos referências de preços de mercado, foram vários balanços apresentados e para nós o resultado foi positivo”, destacou Amadio.
Outro ponto que está sendo celebrado é que não houve grandes apontamentos, especialmente pelo fato que os gestores tem mantido a preocupação com as contas. Baseando-se em portais de transparência tanto da Prefeitura quanto da Câmara de Vereadores, por exemplo, não foram encontradas irregularidades durante os apontamentos.
Para Titton, “é uma responsabilidade muito grande corresponder a condução. É um desafio que espero com ajuda de todos dar um bom andamento. Acho que os Observatórios ganham força com esta onda anti-corrupção”, disse a nova presidente.
No Brasil, 17 estados, além do Distrito Federal, já atuam com o Observatório Social.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor