Foi protocolado, na manhã desta segunda-feira (31), no Departamento de Assessoramento Legislativo, o requerimento que apresenta a composição da chapa única para compor a Mesa Diretora que estará à frente da Assembleia Legislativa no quarto e último ano da 55ª Legislatura. Logo mais às 15 horas acontece a Sessão Solene para Eleição e Posse da Mesa, no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha. Para ser eleita, a chapa precisa obter a maioria absoluta dos votos dos parlamentares.
A chapa é composta pelos seguintes parlamentares:
Titulares
Presidente – Dep. Valdeci Oliveira (PT)
1º Vice-Presidente – Dep. Luiz Marenco (PDT)
2º Vice-Presidente – Dep. Ernani Polo (PP)
1º Secretário – Dep. Elizandro Sabino (PTB)
2º Secretário – Dep. Gabriel Souza (MDB)
3ª Secretária – Dep. Zilá Breitenbach (PSDB)
4º Secretário – Dep. Dalciso Oliveira (PSB)
Suplentes
1º Suplente de Secretário – Dep. Jeferson Fernandes (PT)
1º Suplente de Secretário – Dep. Jeferson Fernandes (PT)
2º Suplente de Secretário – Dep. Airton Lima (PL)
3º Suplente de Secretário – Dep. Sergio Peres (Republicanos)
4º Suplente de Secretária – Dep. Kelly Moraes (PTB)
Acordo pluripartidário
O Regimento Interno da Casa estabelece que a Mesa Diretora seja eleita para um período de dois anos, mas um acordo pluripartidário vem garantindo, ao longo da Legislatura, o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas, com um ano para cada presidente.
Atribuições da Mesa Diretora
O Regimento Interno da Assembleia Legislativa (RIAL) estabelece a competência da Mesa Diretora e as atribuições dos seus membros nos artigos 30 a 40. Compete à Mesa dirigir os trabalhos administrativos e representar a Assembleia ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente.
Ao presidente da AL cabe, entre outras atribuições, dirigir e representar a AL, presidir e convocar as sessões plenárias, presidir e convocar as reuniões da Mesa, substituir o governador nos casos previstos na Constituição do Estado. Os vice-presidentes, pela ordem, substituem o presidente nas ausências eventuais e impedimentos. O 1º secretário, entre outras atividades, é responsável pela autorização de despesas e pela fiscalização da publicação do Diário Oficial da Assembleia. Pode delegar competências aos demais secretários, e será substituído em caso de necessidade pelos demais secretários, conforme a numeração ordinal.
Fonte e foto: AL-RS
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS