Déficit de vagas diminui na Educação, mas ainda é impasse em Bento

A segunda-feira, 19, foi marcada pela volta às aulas na Rede Municipal de Ensino de Bento Gonçalves. Contudo, com o aumento de famílias chegando no município, o déficit de vagas tem se tornado um problema a cada ano. Para 2018, somente na Educação Infantil o excedente caiu de 513 para 472, para crianças de 0 a 3 anos. Para Jardim A e B (4 e 5 anos) com o ajuste de vagas nas escolas municipais e nas cessões de uso, estima-se resolver o impasse.

“Vamos conseguir até 400 vagas. Será o menor índice excedente. Mas não posso dizer que vamos zerar, pois ainda temos dificuldades”, comentou a secretária de Educação do Município, Iraci Luchese Vasques, em entrevista na segunda-feira, na Rádio Difusora.

No mesmo dia de retorno ao ano letivo, uma reunião pública foi realizada na Câmara de Vereadores, organizada pelo vereador Moacir Camerini (PDT). Mais de 40 pais participaram do debate e relataram dificuldades em conseguir vagas. Por isto, uma comissão foi formada e deverá levar à Defensoria Pública e Ministério Público o problema, podendo ingressar até judicialmente contra o município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, enquanto 2017 eram 9.978 alunos, este ano marca o ingresso de 860 novos alunos (4 a 5 anos), chegando a quase 11 mil estudantes.

A Rádio Difusora 890 AM está produzindo uma reportagem sobre o tema e aguarda ainda depoimentos da promotoria e de pais, para veiculação e apresentação de mais informações aos ouvintes.

 

 

 

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

 

error: Conteúdo Protegido