Foi apresentado na manhã desta terça, 21, o Plano de Contingência da Defesa Civil de Bento Gonçalves. O planejamento visa relacionar as principais medidas a serem tomadas em caso de desastres naturais ou de grandes proporções, de forma rápida e com o menor número de danos possíveis. O plano ainda prevê a participação de agentes comunitários voluntários, catalogados por regiões do município. Eles ajudarão no trabalho dos serviços profissionais, como o Corpo de Bombeiros. Também haverá pontos estratégicos, que possam servir de abrigo ou QGs de ação. “É muito importante sabermos exatamente como agir e com quem contar em caso de problemas causados pela chuva forte, queda de granizo ou o desabamento de uma encosta”, explica o coordenador regional da Defesa Civil do Estado, major Lucio Henrique de Castilhos Alencastro. “Os agentes comunitários também irão nos ajudar na prevenção, apontando locais de possíveis danos, para que possamos agir antes de algo mais grave”, completa.
O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (PP), que pela legislação é o presidente do Conselho Municipal da Defesa Civil, salienta a importância da atualização constante do Plano de Contingência. “Independente do caso, temos alternativas rápidas para acolhimento de desabrigados e força de trabalho para reconstrução”, explica Pasin. “Este planejamento dispõe de uma rede de membros de nossa comunidade, que serão acionados sempre que houver necessidade, a qualquer hora do dia ou da noite”, ressalta o prefeito.
O coordenador da Defesa Civil municipal, Miguel Ehlert, antecipa que a próxima etapa será a capacitação dos agentes comunitários e de todos que, de alguma forma, fazem parte do Plano de Contingência. “Dia 4 de julho, a partir das 19h30, estaremos fazendo um trabalho de orientação a todos os envolvidos”, conta ele. O evento ocorre na sala de cinema da Casa das Artes. “O importante é estarmos preparados para se algo inesperado acontecer em qualquer ponto de Bento Gonçalves”, frisa Ehlert.
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21
Belo Natal recebe o show “Tudo Passa” neste final de semana, em Monte Belo do Sul