A Defesa Civil de Bento Gonçalves realizou na noite desta quinta, 7, o 1º Seminário de Proteção e Defesa Civil. A ideia foi formar os “núcleos comunitários” e capacitar os agentes voluntários, dentro do cronograma de aprimoramento do Plano de Contingência. Aberto a toda comunidade, o seminário teve a participação de integrantes da Associação de Agentes Voluntários de Proteção e Defesa Civil de Caxias do Sul (AVPEDEC). Jober Lopes, presidente da entidade, explica que eles trabalham em prol da comunidade, auxiliando os órgãos de segurança de forma moderada e planejada.
“Nosso principal elo é a comunidade e, a partir de agora, estamos fortalecendo a integração com os presidentes de associações de bairro, que têm informações privilegiadas, sobretudo na prevenção”, conta Lopes. Ele e os colegas pretendem fazer a troca de informações com municípios como Bento Gonçalves, a fim de melhorar a rede com os órgãos de Defesa Civil.
O coordenador da Defesa Civil de Bento Gonçalves, Miguel Ehlert, informa que o evento desta quinta foi mais um passo para a consolidação do planejamento da entidade. “Primeiro, organizamos o Plano de Contingência e, a partir dele, estamos estruturando nossa forma de atuação, sempre em parceria com o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e demais órgãos de segurança e proteção dos cidadãos”, lembra.
De acordo com o coordenador, a próxima etapa é continuar a qualificação dos agentes comunitários, incluindo instruções no Centro de Treinamento dos Bombeiros da Serra. “O comandante, major Sandro, se colocou à disposição para este trabalho”, afirma Miguel Ehlert.
Aapecan realiza eventos solidários em Bento Gonçalves no próximo sábado, 23
Via Atacadista inaugura primeira loja em Canoas
Verão cultural de Natal acontece nesta quinta-feira, 21, no Bairro Licorsul, em Bento