Nesta terça-feira (23), foi assinado o Decreto 11.909/2023 que regulamenta a Lei Municipal nº 2.414/1994, que isenta do pagamento de passagem do transporte coletivo urbano as pessoas portadoras de deficiência física, auditiva, visual, sensorial e seu acompanhante, em Bento Gonçalves. O documento foi assinado pelo Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, secretário de Esportes e Desenvolvimento Social Eduardo Viríssimo e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comudef), Bruno Garin Soares.
O benefício é assegurado às pessoas com deficiência que possuam renda de até dois salários mínimos. O requerimento deve ser apresentado a Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência (Caispede) com a documentação para emissão da certeira.
Conforme o presidente do Comudef, com a regulamentação fica mais fácil para renovação e concessão do benefício. “Uma das facilidades é a renovação do benefício que isenta o laudo de especialista na renovação, desde que no primeiro laudo seja dado a declaração de “permanente”. Isso agiliza o processo e permite que o usuário possa seguir utilizando o passe livre”.
Para o secretário Virissimo é necessário que “mais pessoas saibam que existe o Passe Livre no transporte e estamos buscando agilizar e facilitar o acesso com essas pequenas, mas importantes, modificações”, disse.
O prefeito destacou que “o poder público deve facilitar o acesso do cidadão aos programas e benefícios, por isso estamos regulamentando e atualizando a legislação”, destaca.
Informações
CAISPEDE – Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência
Endereço: Rua 10 de Novembro, 190 – Sala 02
Telefone: 3055.7416
Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
Secretaria de Saúde realiza ação na Via Del Vino com vários serviços, neste sábado, 13 de setembro
Circula Hip Hop ocorre neste sábado, 13 de setembro, no bairro Vila Nova II
CSG incentiva adoção responsável de animais abandonados, alerta para crime ambiental e risco de acidentes nas rodovias