Se estivesse viva, Dercy Gonçalves completaria nesta quinta-feira, dia 23, 109 anos. A atriz e humorista, batizada como Dolores Gonçalves da Costa, fugiu de casa aos 17 anos e iniciou sua arte na época do teatro rebolado e das chanchadas. Começou sua carreira cantando e após ter problemas com a voz, dedicou-se a arte de interpretar. Foi uma das primeiras contratadas da TV Globo e estrelou os dois primeiros programas de sucesso da emissora no horário nobre, desafiando os padrões da época e colocando em evidência a mulher como protagonista nas telas.
Irreverente e utilizando-se de uma linguagem muitas vezes vulgar, com muitos palavrões, Dercy Gonçalves chamou atenção dos expectadores. Caiu nas graças do povo pelos que a referenciavam e, mesmo aqueles que não aprovavam seu estilo, acompanhavam a mulher de personalidade forte e sem “papas na língua”.
Questionada pela forma de se expressar Dercy disse em uma entrevista “Não falo palavrão só falo as coisas como elas são”. A personalidade forte, os momentos de glória, o estilo luxuoso e exagerado e, a mulher Dercy, foram temas que ajudaram a compor o enredo da Unidos da Viradouro escola de samba do Rio de Janeiro que homenageou a atriz, que aos 84 anos desfilou com os seios a mostra. Em 2004, foi destaque do Salgueiro, evidenciando assim seu espirito livre e sua maneira de ver o mundo através da magia que faz com que o ator deixe de si e para compor um personagem.
Dercy morreu em 2008, aos 101 anos de uma vida marcada por desafios, lutas, polêmicas e conquistas. O seu legado foi mostrar às mulheres que elas podiam muito mais que gerar filhos e cuidar da casa, elas podiam, podem e devem ser livres.
Confira a música “Jura” gravada em 1957, na voz de Dercy Gonçalves:
Essa a homenagem do Departamento Cultural da Difusora à atriz e humorista Dercy Gonçalves no dia em que se celebra seu 109 aniversário de nascimento.

                                              
                                              
                                              
                                              
                                              
                
                  
                  
                  
                  
Ações da Liga de Combate ao Câncer-BG no Outubro Rosa sensibilizam mais de 10 mil pessoas no município
GCM recupera motocicleta em situação de furto/roubo em Bento Gonçalves
“Dia D” do Natal da Esperança, em Caxias, mobiliza divulgação da campanha que quer doar 1.500 cestas básicas com itens natalinos