Nesta segunda-feira (02), a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social de Bento Gonçalves iniciou uma nova atividades para os grupos da melhor idade do município. Ocorreu na Praça Centenário a abertura da atividade Dançando na Praça que, nessa primeira edição, reuniu em torno de 150 participantes. Ainda, o evento foi realizado em alusão ao Dia Internacional do Idoso, que foi celebrado no domingo (1º). A atividade ocorreu em parceira com a Via Attiva Espaço de Dança e a aula foi conduzida pelas professoras Lisiane Mazetto e Rosane Milan.
Rosemari Scarton que pertence ao grupo Bela Itália de Tuiuty, gostou muito do Dançando na Praça. “Achei uma maravilha. Tem que repetir, fazer mais vezes, para reunir os grupos, as pessoas, as amizades”. Maria Giordani que pertence ao segundo grupo de idosos do Rio Grande do Sul, Angelo Sperotto, do bairro Universitário, também curtiu a atividade. “Muito bom. A gente se encontra, faz alongamento que é muito bom para a saúde da gente”.
Ricarmen D’Alexandre, que pertence ao grupo da Cohab, ressalta que o Dançando na Praça “foi maravilhoso. Eu tenho a minha mãe que tem 82 que também participa. Depois que começamos a participar dos grupos temos mais vitalidade, não temos mais stress, não tem mais depressão. E a atividade que nem hoje ajuda, tem uma integração de grupos e se divertimos. É preciso ter mais dessas atividades”.
A coordenadora dos grupos da terceira idade Andréia Carla Antonini destacou que “surgiu da ideia de fazer uma atividade que integrasse os grupos, com o intuito de proporcionar momentos alegres, de convívio e bem-estar social. É essencial que se faça atividades como essa porque incentiva as pessoas da Melhor Idade a fazer exercícios físicos ao ar livre. Isso é longevidade, é estar em movimento, é promover as boas práticas da saúde”.
O Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, ressalta que a primeira edição “é mais uma atividade que a SEDES está fazendo para poder juntamente com a equipe da assistência social e com os esportes de proporcionar um dia em que as pessoas possam sair de sua casa, se encontrar, se divertir, ter um entretenimento. Para o idoso isso proporciona uma melhora na saúde mental, de inclusão nas atividades que o município promove. Essa é a primeira de muitas que a gente quer fazer. Esse é um projeto piloto que intencionamos de ampliar para que o idoso possa participar muito mais de forma ativa”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Jose Martim Estefenon
PG
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha