Programação do Mês do LongeViver segue até o final de outubro
Nesta quarta-feira (08), ocorreu na Praça Centenário, em Bento, o Dançando na Praça, dentro da programação do Mês do LongeViver. A atividade, que reuniu mais de 120 participantes, contou com a presença da coordenadora dos Grupos de Convivência, Andréia Carla Antonini, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Maria das Graças Lorenzini, e da professora de danças, Rosane Milani.
O Dançando na Praça evidencia os benefícios sobre o envelhecimento ativo, onde a pessoa idosa é incentivada à prática de exercícios físicos, alongamentos e coreografias e passos de dança, sendo um espaço de trocas de experiências e de oportunidades de socialização, tão importantes para a qualidade de vida e o bem-estar dessa faixa da população.
Vilma Sachett, presidente do Viver Melhor, do bairro São Francisco, esteve presente. O grupo foi fundado há mais de 20 anos e conta com 63 pessoas. Ela ressalta a necessidade se ter mais atividades como o Dançando na Praça.
“Juntamente com os demais grupos, estamos nos divertindo, nos movimentando, se mantendo em forma. Se não nos exercitarmos, não conseguimos levar uma vida saudável e plena”, afirma.
Neste um quarto de século, onde a sociedade tem como valor a juventude, a pessoa idosa ainda enfrenta diversos preconceitos; durante muito tempo sua participação foi relegada até mesmo ao esquecimento. Atualmente, o papel da pessoa idosa ganha outros contornos e cores: ela está onde quer estar, evidenciando seu pertencimento e protagonismo.
“As pessoas depois de uma certa idade não podem se acomodar; é preciso sair da zona de conforto. Integrando um grupo social, vive-se melhor. Cada dia mais os grupos estão crescendo, e isso reflete como faz bem para a pessoa idosa estar integrada às atividades e ações que promovem o sentimento de pertencimento e de autonomia”, destaca Andréia.
A programação do Mês do LongeViver chama atenção para ter, cada vez mais, ações e atividades que preparem o futuro das idades, provendo avanço social e igualdade de condições. O Dançando na Praça compartilha deste caráter plural, envolvendo os cuidados para a saúde (fortalecimento da musculatura, equilíbrio) e para integração, colaborando para um cenário mais equânime.
“A pessoa idosa precisa mostrar seu valor, não é uma peça descartável. É sujeito de direitos, onde sua liberdade é garantida por lei. A pessoa idosa é digna e precisa de nossa atenção e cuidados para um envelhecimento ativo, participativo e saudável”, salienta a presidente do COMUPI, Maria das Graças.
O Mês do LongeViver é uma realização da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Comupi) e Sesc Bento Gonçalves.
Programação do Mês do LongeViver
15/09 – Horário: 15h – Apresentações na 40ª Feira do Livro do grupo Maturidade Urbana e do Coral Sesc Vozes da Serenidade e entrega de materiais informativos – Local: Via Del Vino – Aberto ao público gratuitamente
23/09 – Horário: 14h – Bate-papo “Envelhecer: escolha ou acaso?”, com a fisioterapeuta Verônica Filter de Andrade – Local: Auditório da Uniftec – Av. Osvaldo Aranha, 419 – Aberto ao público gratuitamente
29/09 – Horário: 9h – Jogos de Integração de Câmbio – Local: Ginásio Municipal de Esportes Darcy Pozza
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
Legislativo recebe exposição da EMEFE Caminhos do Aprender sobre a história de Bento Gonçalves
Governo Leite destina R$ 4 milhões para qualificar atendimento de cinco hospitais no Estado
Comissão de Educação aprova projeto que reconhece relevância cultural do sesquicentenário da imigração italiana