Daer já fiscalizou mais de três mil veículos neste verão

Sol, praia e férias. Essa é a programação de muitos gaúchos para a temporada mais quente do ano. Mas para os fiscais do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) o período é de muito trabalho. Os 98 servidores do Departamento intensificam suas atividades participando do Plano Verão 2017, um programa do Departamento que integra as ações do Verão para Todos, do Governo do Estado. “Aumentamos a fiscalização nas áreas de fretamento e turismo e nas estações rodoviárias. De dezembro até a metade deste mês, a equipe já realizou 157 operações que atingiram 3.290 veículos de fretamento e turismo e linhas regulares. Além disso, foram realizadas blitz em 83 rodoviárias”, diz o diretor de transportes rodoviários do Daer, Lauro Hagemann.

As operações ocorrem de sexta-feira a domingo, em vias que registram aumento no fluxo de veículos durante o veraneio – como a ERS-389, ERS-786, RSC-101 e ERS-265. Além da malha viária estadual, o departamento fiscaliza o transporte coletivo nas estradas federais e municipais com o auxílio da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

As inspeções verificam a documentação obrigatória para o transporte coletivo, como o Laudo de Inspeção Técnica (LIT), a conferência da lista de passageiros, a validade da apólice de seguro e o uso do cinto de segurança, além das condições de manutenção e limpeza dos veículos. “O nosso foco, acima de tudo, é a segurança dos passageiros. A intenção é de que sejam transportados da maneira adequada e com motoristas capacitados a realizar procedimentos necessários em caso de emergência, como é exigido por lei”, destaca o diretor. Segundo ele, quando são identificadas irregularidades que não podem ser resolvidas pelos fiscais, os veículos são recolhidos. Até o momento, 26 motoristas de fretamento e turismo sofreram essa sanção.

No caso das estações rodoviárias, elas precisam estar em condições adequadas de funcionamento, com banheiros limpos, fraldário, iluminação adequada, entre outros requisitos exigidos por lei. “Se o usuário frequentar algum estabelecimento e ficar insatisfeito, pode recorrer a nossa Ouvidoria e registrar uma reclamação”, ressalta Hagemann. O e-mail do setor é ouvidoria@daer.rs.gov.br.

Fonte: Daer

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