Lançada no dia 2 de março, a edição de 2020 do Levantamento de Necessidades das Escolas já conta com a participação de 296 escolas da rede (cerca de 12% do total de instituições estaduais).
A pesquisa, realizada em formulário online e preenchida por diretores(as), trabalhadores(as), pais e estudantes, já contabiliza a falta de 1.046 professores(as), funcionários(as) de escola e especialistas.
- Falta de professores(as): 423
- Falta de funcionários(as): 397
- Falta de especialistas: 226
Além da falta de recursos humanos, o levantamento também documenta carências estruturais, políticas de enxugamento e outras dificuldades enfrentadas pelas escolas da rede. Confira alguns dados:
- 116 escolas relatam bibliotecas fechadas ou inexistentes
- 86 escolas relatam problemas estruturais ou obras pendentes
- 85 relatam laboratórios de informática fechados ou inexistentes
- 40 sofrem fechamento de turnos
- 40 também sofrem enturmações
- 31 relatam turmas multisseriadas
- 27 denunciam insuficiência na merenda escolar
- 23 relatam falta de insumos básicos para limpeza e manutenção
- 18 sofrem com o fechamento da EJA
Em 2019, a 1ª edição do Levantamento de Necessidades foi respondida por representantes de 380 entidades de agosto a outubro, contabilizando a falta de mais de 1.500 profissionais, subsidiando reportagens e a atuação sindical e forçando o poder público a dar respostas.
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