O curso de Multiplicadores de Educação no Trânsito, realizado em parceria entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) forma mais 11 multiplicadores pelo trânsito seguro. O evento, gratuito, ocorre até esta quinta-feira, 23, na sede da Federação, rua Marcílio Dias, 574, bairro Menino Deus, oferece um total 14 horas/aula, e conta com a participação de agentes de fiscalização e de educação para o trânsito, representantes de diversas cidades, como Bento Gonçalves, Canela, Uruguaiana e Campo Bom.
Esta é a 32ª edição do curso, que já capacitou 1.300 lideranças com o objetivo de preparar pessoas como multiplicadores de novos paradigmas sociais, não somente nos regramentos previstos na legislação de trânsito e transporte, mas também das regras de convivência do espaço coletivo, mas também na construção de uma cultura de respeito e dignidade no trânsito.
O agente de trânsito de Canela, José Márcio Brito, é uma liderança envolvida na missão de mudança de cultura por uma circulação com menos conflitos. “É um evento que possibilita a troca de vivências entre representantes de diversas cidades. Nosso trabalho é intenso lá em Canela, junto às empresas, comunidade e, principalmente, nas escolas, que é a base para uma mudança sólida de comportamento”, disse.
Agente de trânsito há quatro anos em Uruguaiana, Jonathas Soares, é um dos integrantes do curso. Ele reforça a ideia de uma mudança de cultura a partir das crianças e jovens. “Claro que o bom exemplo dos adultos é fundamental na formação das crianças, mas alguns pais corrigem o comportamento no trânsito exatamente por interferência dos filhos, com alertas sobre a necessidade do uso do cinto, de não utilizar o celular ao volante, e assim por diante. Nosso trabalho foca bastante nas comunidades escolares, com palestras e distribuição de material educativo”, explica.
Integrante da Coordenação de Educação para a Mobilidade da EPTC, Virlei Pedroso, reforça a importância da troca de experiências entre os participantes. “Abordamos temas gerais sobre as questões do trânsito, que servem como base para todos nas ações voltadas para essa área, mas a troca de experiências e de informações são muito importantes para o aperfeiçoamento dos participantes, já que cada cidade tem as suas características próprias nas questões da mobilidade”, completou.
O curso de multiplicadores aborda os seguintes temas: Módulo 1 – Mobilidade Urbana: Uma Visão Sócio Histórica; Módulo 2 – Trânsito: Um Tema Transversal; Módulo 3 – Mobilidade Urbana: Realidades e Perspectivas; Módulo 4 – Acidentes de Trânsito: Causas e Consequências. Mais informações sobre cursos pelo fone 3289 4485.
Fonte e foto: EPTC
POLÍCIA CIVIL E BRIGADA MILITAR PRENDEM HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO SANTA LÚCIA, EM VERANÓPOLIS
BRIGADA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS EM UMA MULHER POR TRÁFICO DE DROGAS, EM SERAFINA CORRÊA
BRIGADA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS, UMA MULHER, APREENDE UM ADOLESCENTE E UMA GRANDE QUANTIDADE DE DROGAS NO SANTA MARTA, EM BENTO GONÇALVES