Profissionais da rede municipal de Educação de Bento Gonçalves participaram de curso oferecido pelo Ministério Público, que iniciou na segunda-feira, 19, e segue até a próxima quarta-feira, 21.
A formação, realizada no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), foi ministrada pela pedagoga e docente da Ajuris, Katiane Boschetti Da Silveira, com o auxílio do Promotor da Justiça de Bento, Elcio Resmini de Meneses.
Durante o encontro, os palestrantes apresentaram as práticas que incluem a construção do Círculo de Justiça Restaurativa, ou Círculo de Paz, que pode ser desenvolvido nas escolas para mediar conflitos envolvendo alunos e professores.
Na ocasião, os educadores participaram de uma dinâmica que envolveu práticas restaurativas e a troca de idéias dos profissionais ali presentes.
A Justiça Restaurativa é um processo colaborativo voltado para resolução de um conflito caracterizado como crime, que envolve a participação maior do infrator e da vítima.
Em outras palavras, também é designada como uma técnica de solução de conflitos que prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores.
Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/ SMED
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves