Curso de Nutrição da UCS Bento inaugura laboratório de técnica dietética

Acadêmicos ganham espaço para aprender diferentes processos e formas de preparo de alimentos

Em uma demonstração dos constantes avanços em sua excelência acadêmica, a UCS Bento inaugurou mais um espaço para aprimorar o ensino e desenvolver as habilidades dos alunos. Os acadêmicos de Nutrição passam a contar com o Laboratório de Técnica Dietética e Nutrição, o 15º da instituição destinado aos chamados cursos da área da Vida. A solenidade de inauguração ocorreu dia 27 de agosto.

O espaço é um ambiente de aprendizado prático, provido de equipamentos utilizados em estabelecimentos que atuam com alimentação coletiva. Nele, os alunos aprenderão técnicas de preparo, cocção e manipulação de alimentos; estudarão as características sensoriais e nutricionais dos alimentos após o preparo; e desenvolverão habilidades para planejar cardápios e porcionar alimentos de forma adequada. Além disso, compreenderão como diferentes preparos influenciam no teor de nutrientes e treinarão boas práticas de higiene e segurança alimentar. Ou seja, uma oportunidade para a aplicação dos conhecimentos teóricos sobre alimentos e preparo de refeições, auxiliando os estudantes a desenvolverem competências essenciais para sua atuação como nutricionista. “Técnica dietética é a parte prática da nutrição. Ela envolve as formas de preparar, conservar e apresentar os alimentos para que eles continuem saudáveis, seguros e saborosos”, explica a professora Josiane Siviero, coordenadora do curso e doutora em Ciências da Saúde.

Localizado na sala 205 do bloco A, o laboratório de pouco mais de 76m² oportuniza contato com diferentes processos de produção e formas de preparo de alimento de modo simultâneo a até 25 alunos. O espaço está dotado de modernos equipamentos, entre os quais sous vide, air fryer, panela de pressão elétrica, fogões de indução e fornos elétricos, refrigerador com congelador e balcão refrigerado, além de eletrodomésticos e louça completa. “Esses recursos permitem que o estudante vivencie situações reais e adquira competências essenciais para o exercício profissional, indo desde o preparo e processamento dos alimentos até a orientação de formas saudáveis e inovadoras de cocção”, observa a professora. O sous vide, por exemplo, ajuda a manter a integridade do alimento, evitando a perda de umidade e sabor. O equipamento possibilita maior precisão na temperatura, garantindo padronização e qualidade das preparações, além de permitir um cozimento lento e controlado, de modo a preservar melhor os nutrientes, a textura e o sabor dos alimentos. “Além de cumprir função pedagógica, o equipamento incorpora tendências atuais da área e aproxima os alunos das práticas utilizadas nas cozinhas profissionais mais atualizadas, oferecendo ao estudante contato com técnicas contemporâneas que expandem seu repertório e o preparam para um mercado de trabalho que busca cada vez mais inovação e valor agregado”, opina Josiane.

Para oferecer esses diferenciais, foram investidos R$ 400 mil no espaço, tanto na reestruturação do ambiente físico existente, a fim de atender às exigências de um laboratório, quanto na aquisição de equipamentos e na instalação das estruturas necessárias para o seu funcionamento. Além de atender a acadêmicos da Nutrição, ele será utilizado nas atividades práticas de cursos como Farmácia e Biomedicina. Conforme Josiane, o laboratório agregará um conjunto de competências fundamentais para o perfil do nutricionista do futuro. Nessa estrutura, ele desenvolverá competências técnicas para atuar em unidades de alimentação, hospitais, clínicas e indústria, articulando teoria e prática. “Isso permite que os conceitos estudados em aula sejam vivenciados, fortalecendo o raciocínio crítico e a tomada de decisões baseada em evidências”, avalia. A coordenadora do curso também ressalta outros aspectos dessa jornada formativa, como o estímulo à inovação e à criatividade, o trabalho em equipe, a adaptação às demandas de diferentes públicos e a consciência sobre sustentabilidade e desperdício. “Tudo isso contribui para ele adquirir habilidades práticas, tecnológicas e multiprofissionais”.

Desde a introdução do curso na UCS Bento, há seis anos, três turmas foram formadas, com os egressos atuando em diferentes áreas da profissão, como consultórios clínicos, hospitais, restaurantes industriais, entre outras frentes de atuação.

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Fabiano Larentis