Curso de Mosaico inicia na Fundação Casa das Artes

Abertura contou com a presença de Comitiva da Região do Friuli-Venezia-Giulia

Nesta segunda-feira (05), ocorreu na Sala Multiuso da Fundação Casa das Artes, a abertura da 9ª edição do Curso de Mosaico das Manas Bonetti. Desde que voltaram da Itália, onde fizeram sua formação na Scuola Mosaicisti del Friuli, de Spilimbergo, Michele e Marielle veem difundido essa arte milenar no Brasil. Mais de 10 anos, já foram realizados mais de 30 cursos, entre privados e públicos, contemplando aproximadamente 300 alunos.

No ano de 2025, o Curso de Mosaico presta homenagem aos 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul fortalecendo os laços históricos e culturais já que é promovido pelo Circolo Friulano da Serra Gaúcha em parceria com os Circolos Friulanos de Santa Maria e de Santa Catarina. Na ocasião, esteve presente a Comitiva da Região do Friuli- Venezia – Giulia, que financiam o projeto juntamente com os representantes do Ente Friuli nel Mondo e da Scuola Mosaicisti del Friuli, representado por Franco Iacop, Presidente do Ente Friuli nel Mondo, Christian Canciani, Diretor do Entre Friuli nel Mondo, entre outros.

Lisete Furlan Canabarro, presidente do Circolo Friulano da Serra Gaúcha, destacou sobre a importância do mosaico como expressão de memórias e de criatividade. “Para nós é orgulho termos novamente as Manas Bonetti. Aqui, no cenário da Serra Gaúcha, celebramos muito mais que uma técnica milenar: é um encontro de cultura, a magia dessa técnica que se revela a cada toque, a cada cor, a cada fragmento. Também homenageamos homens e mulheres que cruzaram o oceano movidos pela esperança, trazendo consigo uma herança que segue viva com nós a qual preservaremos. Nossos sinceros agradecimentos aos nossos parceiros italianos e brasileiros que tornaram esse projeto possível”.

O Secretário de Cultura Evandro Soares salientou sobre Bento Gonçalves já estar conectada à arte musiva. “É uma alegria muito poder realizar esse curso que tem um valor cultural imenso e coloca Bento Gonçalves como referência, não só no Rio Grande do Sul. Essa expansão da arte musiva iniciou em Bento Gonçalves. Os reflexos disso é a continuidade que tem com os participantes”.

Simone Marcon é de Chapecó, Santa Catarina, e já tinha trabalhado com cerâmica voltada para a questão da sustentabilidade. Ela é proprietária de uma pousada e desenvolve cursos. A ideia é de ampliar a oferta com a técnica de mosaico para que mais pessoas se aproprie dessa arte milenar. “A arte transforma. Para mim, tem um significado de desenvolvimento humano: através dos cacos criamos uma reflexão. É uma honra participar desse curso, com os meus colegas, das nossas origens, da nossa ancestralidade”, enfatiza

Michele Bonetti salienta que ela a sua irmã estão há mais de dez anos promovendo a formação de mosacistas. “Para nós é uma oportunidade de difundir essa arte no Brasil. Somos as últimas a fazer essa formação na Itália. De brasileiros, somos nós e mais uma colega de São Paulo, mas com uma proposta diferente. O Brasil, ainda, tem uma visão limitada do que é o mosaico e queremos mostrar o potencial artístico dessa técnica. Nós não temos tanta tradição, pois temos uma história recente. Temos muito por fazer”, afirma.

Sobre o Curso de Mosaico

A formação tem carga horário de 48h onde os participantes vão ter uma imersão na História da Arte Musiva e evolução das técnicas; noções básicas sobre andamento e teoria das cores aplicada ao mosaico artístico; seleção e preparação dos materiais; projeto e realização de pequenos módulos, de 10 x 10, em técnica direta com as ferramentas tradicionais (martellina e tagliolo), em diversos estilos (romano, bizantino e contemporâneo).

Michele explica que, basicamente, “o mosaico romano nasce para ser pisado. Com a ascensão do Cristianismo, a técnica começa a povoar os espaços das paredes, com a criação de figuras e mais riqueza cromática. Já o contemporâneo traz muito mais cores, diferentes alturas e mais movimento no jogo das pedras”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

error: Conteúdo Protegido