Nesta terça-feira, 28, a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) realizou a entrega simbólica dos certificados para os concluintes do curso de Língua Crioula Básica. Promovida pelo Núcleo de Ação Social (NAS), a capacitação formou 31 servidores municipais.
Disponibilizado por meio de aulas remotas para funcionários das áreas da saúde, educação e assistência social, o curso foi ministrado pelos professores haitianos voluntários Joel, Enselot Joachin, Youselie Saint German, Moïse Herve Emmanuel Lafleur e Mackenson Jean Pierre.
“Em uma política pública afirmativa, o NAS organizou turmas remotas para aulas de comunicação básica do dialeto, de forma a diminuir as dificuldades de comunicação entre a comunidade haitiana e os profissionais que lhe atendem”, destaca a coordenadora do NAS, Lisiane Pires.
O curso teve dois meses de duração, sendo ministrado de duas a três vezes por semana de acordo com a turma. A ideia é que a ação seja ampliada para outros públicos posteriormente.
A médica da Estratégia Saúde da Família (ESF) Conceição, Jéssica Maria Gonçalves Dias Cionek, relata sua experiência. “A importância da capacitação é diminuir as barreiras de comunicação entre a população imigrante e a população de Bento Gonçalves, de forma a aproximar essas duas parcelas. Minha experiência foi excelente, apesar de termos feito a distância em razão do Coronavírus, o professor Enselot foi muito disposto e paciencioso. Aprendemos a noção básica e já na minha rotina eu consegui aplicar, principalmente porque na unidade de saúde que eu trabalho tem muitos pacientes do Haiti”, ressalta.
A enfermeira da ESF Progresso II, Angélica Barbieri, também ressalta a importância da capacitação. “Percebi a necessidade de me comunicar melhor com a população haitiana, pois muitos ainda não compreendem ou falam português. Fiz o curso com o professor Enselot e gostei muito. Aprendi muitas coisas básicas como saudações, verbos no presente, passado e futuro, numerais, dias da semana, meses do ano, montar frases corretamente, entre outros. Acredito que este curso foi fundamental para melhorar a comunicação no meu trabalho, só tenho a agradecer a todos os envolvidos”, declara.
Representando os concluintes da formação, receberam a certificação: a auxiliar administrativo da UPA 24h, Mirtes Maria Lazzarotto, a vice-diretora da EMI Espaço dos Sonhos, Silvia Lisboa Sonza, a enfermeira Rosenilda Corrêa Imperatori, do Programa Melhor em Casa da Secretaria de Saúde, e a coordenadora do Numesc-BG, Nubia Beche Lopes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Divulgação/SEDES
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor