Atividade tem pautas como patrimônio imaterial e economia criativa, além de rodada de negócios e apresentações culturais
Neste sábado, dia 8 de março, a partir das 9 horas, a Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, sedia o Cultura Viva: Mobilização e Redes no RS. O evento é realizado pelo Comitê de Cultura do Rio Grande do Sul, vinculado ao Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC) do Ministério da Cultura (MinC) e o Ponto de Cultura Circolo Trentino di Bento Gonçalves.
A programação vai abordar assuntos como patrimônio imaterial, economia criativa, rodada de negócios de cultura, que fazem parte da política pública nacional, com adequação às peculiaridades regionais.
O painel de abertura sobre a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) tem como palestrantes confirmados a coordenadora do Escritório Estadual do Ministério da Cultura no Rio Grande do Sul, Mariana Martinez; o conselheiro Nacional de Políticas Culturais, Geziel Souza; e a doutora em História da Arte, Cristine Tedesco, entre outros representantes de entidades e instituições. A atividade também contará com o Encontro dos Pontos de Cultura da Região Funcional 3 do RS.
O evento terá apresentações culturais de Hip-Hop, intervenção artística e performance com a artista Andressa Argenta Orozco e a Banda Raízes, além de ter uma feira criativa com artesãos locais e o Museu do Imigrante estará aberto, sendo que às 20h conta com a abertura da exposição O Sentido das Setas.
Investimentos históricos
A cultura está no centro estratégia de reconstrução do Rio Grande do Sul e atualmente as políticas públicas do Ministério da Cultura estão fomentando todas as regiões do Estado. Somente nos municípios da Serra Gaúcha, o MinC investirá mais de R$ 43 milhões até 2027, com os recursos da Leis Paulo Gustavo (LPG) e Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), sendo mais de R$ 5,3 milhões para Bento Gonçalves.
“Estes recursos históricos que o Rio Grande do Sul está recebendo do Governo Federal são fundamentais para o desenvolvimento cultural, social e econômico do nosso estado. O fato destes investimentos serem descentralizados e presentes em todas as regiões do Rio Grande do Sul, além de trazerem a participação popular e as ações afirmativas como essência, marca uma pluralidade de vozes na construção de um pacto federativo para a cultura, que respeita a nossa diversidade, que celebra e valoriza a nossa criatividade”, afirma a coordenadora do Escritório Estadual do MinC no Rio Grande do Sul, Mariana Martinez.
Serviço
Cultura Viva: Mobilização e Redes no RS
Programação
9h às 10h – Credenciamento
10h20 às 12h – Painel Cultura Viva: Desafios e Perspectivas – Encontro PC RF3
12h às 13h30 – Intervalo para almoço
13h30 às 15h – Roda de conversa “Inventário Afetivo: Dressa como Patrimônio Imaterial”
15h às 16h – Conversa sobre Economia Criativa
16h às 17h30 – Rodada de negócios na área de Cultura
17h30 às 19h – Apresentações culturais
Programação das apresentações culturais
11h45 às 12h: Breaking com o coletivo Sala Hip-Hop
13h30 às 13h45min: Intervenção artística e performance com a artista Andressa Argenta Orozco
17h30 às 19h: Apresentação musical com a Banda Raízes
20h – abertura da exposição “O Sentido das Setas”
33ª ExpoBento e 20ª Fenavinho abrem para viver novas histórias
Saiba como participar da 147ª Festa de Santo Antônio, em Bento Gonçalves
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO INDUSTRIAL, EM FARROUPILHA