Cultura foi apreciada por mais de 45 mil pessoas na 13ª edição do Festival Internacional Sesc de Música

Após 12 dias de uma intensa programação apreciada por mais de 45 mil pessoas, o Festival Internacional Sesc de Música encerrou a 13ª edição com um concerto da Orquestra Sinfônica Acadêmica, que lotou o Largo do Mercado Público na noite da sexta-feira, 31 de janeiro. Cerca de 8 mil pessoas assistiram à apresentação, que contou com a participação dos alunos do evento e do Coral da Sociedade Pelotense Música pela Música em uma noite de emoção para celebrar a beleza e a diversidade da música de concerto. Regido pelo maestro Evandro Matté, o programa teve obras de compositores como Borodin, Verdi, Tchaikovsky, Ravel e o brasileiro Ernani Aguiar.

“É um orgulho para o Sistema estar à frente de um projeto tão significativo quanto esse. Ao vermos tantas pessoas que passaram pelos nossos espetáculos durante esses dias, e, mais ainda, que prestigiaram o encerramento, temos a certeza de que estamos fazendo a coisa certa, valorizando a arte, a cultura, a aprendizagem e tudo de positivo que a música nos traz”, ressaltou o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, que recebeu durante o evento uma homenagem do Sindilojas, do Secovi Zona Sul, do Sindigêneros e do Sirecom Sul pela realização do evento. “Agradeço aos colegas empresários do setor terciário de Pelotas, que contribuíram ativamente para que esse projeto se mantenha em pé por tantos anos, e também aos nossos parceiros e toda a população que faz questão de estar presente conosco”, complementou.

Entre os dias 20 e 31 de janeiro, foram mais de 60 apresentações artísticas gratuitas promovidas em diferentes espaços pelotenses, entre teatros, praças, igrejas, hospitais, estabelecimentos comerciais e a Praia do Laranjal. O público espectador soma-se aos cerca de 350 alunos bolsistas de 19 estados do Brasil e do Distrito Federal, além de países vizinhos como Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Porto Rico e Uruguai. Os participantes tiveram uma agenda intensa de aulas para aprimorar suas técnicas em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro. Elas foram conduzidas por professores convidados de diversas nacionalidades, como Itália, Rússia, Bulgária, Argentina, Alemanha, Romênia e diferentes partes do Brasil. Ao todo, foram 12 países representados.

Dentre os destaques desta edição do Festival, também estiveram espetáculos como Sul em Concerto, que homenageou a resiliência do povo gaúcho, a orquestra uruguaia La Ventolera, o Grupo Experimental de Música (GEM) com a reprodução de sons através de materiais reciclados, o Ecos da Charqueada – Em Raízes e Ritmos na Charqueada São João e o concerto da Orquestra Jovem Sesc Brasil, com jovens musicistas integrantes do projeto social do Sesc em prática em várias regiões do país. A 14ª edição está marcada para ocorrer em Pelotas de 19 a 30 de janeiro de 2026.

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música

Em sua 13ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. No eixo educativo do evento, estão classes de especialização musical em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro para estudantes e profissionais da música. Já no sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. O 13º Festival Internacional Sesc de Música é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o patrocínio da Ecosul – Ecorodovias, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), apoio institucional da Prefeitura de Pelotas, apoio educativo de UFPEL, UCPEL e Unisinos, e apoio cultural de Ospa, Expresso Embaixador, Nave, RodOil e Bibliotheca Pelotense.

 

 

error: Conteúdo Protegido