Com o objetivo de divulgar o cultivo de mesa em ambiente protegido, a Emater/RS-Ascar e a Embrapa Uva e Vinho programam para sexta-feira (22/02), a partir das 13h30, um Dia de Campo sobre o tema, na propriedade do agricultor Jair Freiberger, de Alto Feliz. Na ocasião serão três estações em que serão abordados o manejo das cultivares BRS Vitória, BRS Isis e BRS Núbia sob cultivo protegido, consolidação de uma agroindústria de sucos de uva e geleias, a Lei do Vinho Colonial, qualidade das mudas e a implantação do vinhedo.
Uma quarta estação trará a experiência da família Freiberger, que é pioneira na adoção do cultivo protegido no município, especialmente das variedades de mesa. “Esta é uma tecnologia que está em franca expansão, mas que possui técnicas diferentes quando comparamos com o cultivo a céu aberto”, destaca o assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Derli Bonine. Em Alto Feliz são 175 hectares de videiras, sendo 130 destinados ao comércio de mesa, e a maioria cultivares de Niágara Branca e Rosada.
O evento conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Governo Federal e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado. Inscrições podem ser feitas pelo telefone (54) 3455-8087, pelo WhatsApp (54) 99629-7194 ou ainda pelo e-mail uva-e-vinho.eventos@embrapa.br. O mapa para o local do evento pode ser acessado no link bit.ly/dcaltofeliz.
Programação
13h30 Recepção e abertura
14h Estações
1) Manejo de cultivares BRS Vitória, BRS Isis e BRS Núbia sob cultivo protegido Roque Antônio Zilio (Embrapa Uva e Vinho)
2) Agroindústria e a Lei do Vinho Colonial Thompsson Didoné (Emater/RS-Ascar)
3) Qualidade das mudas e implantação do vinhedo Daniel Grohs (Embrapa Uva e Vinho)
4) Experiência do produtor Jair Freiberger e família
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor