Formação teve como público-alvo professores e gestores de escolas
Nesta segunda-feira (06), ocorreu no Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA) o encerramento da formação continuada “Atualização em TEA com ênfase na gestão de comportamentos na escola”, com a psicopedagoga e analista do comportamento Claudia Zirbes. Mensalmente foram realizados os encontros que resultaram num total de 12h presenciais e teve como público-alvo professores e gestores de escolas.
Tendo iniciado em agosto, a formação continuada trouxe módulos como “Uma mudança de perspectiva sobre comportamento”, “Práticas baseadas em evidências no ensino de habilidades”, “Práticas baseadas em evidências para gestão de comportamento” e “O plano de apoio ao comportamento positivo: Um adendo fundamental ao Plano Educacional Individualizado (PEI)”.
A professora do Serviço de Atendimento Educacional Especializado, Rosa Da Silva, destaca a importância da Secretaria de Educação de oferecer cursos sobre o TEA. Ela comenta que é um suporte e conhecimento necessário para a realização do trabalho e atendimento voltado para este público.
“Ainda mais com a crescente demanda que cada vez mais chega até as nossas escolas. O curso trouxe a nós profissionais mais segurança em como trabalhar com o educando com TEA, como, por exemplo, na forma de manejo em sala, na adaptação das atividades voltadas para o desenvolvimento do aluno em todas as dimensões: cognitiva, socioemocional, física, motivacional, entre outras e no suporte que os mesmos alunos necessitam. E também na forma de agir nos momentos de crises para auxiliar na autorregulação do aluno”.
A diretora da EMEFE Caminhos do Aprender. Gisele Picolli, participou do curso. Ela ressalta que o mesmo está auxiliando no dia a dia pedagógico do educandário. “O curso além de ir ao encontro de nossas necessidades, como escola que atende crianças e adolescentes autistas, também trouxe técnicas e métodos de fácil aplicabilidade. A escola já está aplicando os suportes visuais e técnicas de previsibilidade. Os suportes visuais ajudam as crianças com TEA a interagir com o ambiente ao seu redor, compreender a sua rotina e contribuir com as atividades propostas. São ferramentas de comunicação. Que pretendemos para o próximo ano estender a utilização nas casas dos alunos, fazendo assim um trabalho família – escola a fim de tornar a comunicação mais efetiva. A antecipação dos acontecimentos faz com que se sintam mais seguros e evita crises.”.
A psicóloga Nádia De Césaro do Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID) da Secretaria de Educação entende que o curso contribuiu muito para a prática pedagógica das equipes escolares, não só no que se refere aos estudantes com autismo, mas para todos os alunos da rede de ensino.
“É possível identificar que as equipes escolares estão colocando em prática as estratégias de ensino apresentadas na formação. Quem ganha com isso é a comunidade escolar como um todo. Foram trabalhados conceitos e estratégias sobre manejo de comportamentos interferentes, planejamento para apoio ao comportamento positivo, assim como adaptações e modificações curriculares. Tais estratégias são importantes não só para os alunos com TEA, mas para estudantes com necessidades educacionais específicas e demais crianças e adolescentes da rede de ensino”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
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